Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O espetáculo “Villa Lobos em Movimento” vai apresentar-se na Ermida de Nossa Senhora de Guadalupe, na Raposeira (Vila do Bispo), no próximo domingo, 4 de maio, às 17 horas.

“Villa Lobos em Movimento” é uma releitura das peças para guitarra clássica daquele que é o compositor brasileiro mais conhecido, interpretadas também através da dança.

A peça apresenta os cinco Prelúdios para guitarra que o próprio Villa dedicou a diferentes personagens da cultura brasileira, intercalados por estudos de choros que ajudam a completar as ideias sugeridas pelos prelúdios e metaforizados pelos movimentos.

O recital evolui a partir do reconhecimento das influências europeias levadas para o Brasil pela colonização portuguesa durante o reinado de D. João VI. Villa-Lobos apropriou-se delas, para as desconstruir e remodelar com uma intencional e intensa contaminação pelas tradições, folguedos e crenças populares oriundas das convivências com o escravo africano e com o que havia restado das civilizações indígenas, criando uma obra genuinamente brasileira que vem influenciando várias gerações de compositores.

A peça termina com a homenagem ao índio, o componente original deste amálgama a que se chama povo brasileiro.

O espetáculo, uma produção da Academia de Música de Tavira, conta com a participação de Josué Nunes na guitarra clássica, Simone Marçal, na dança, e Tela Leão, como responsável pelo roteiro e direção.

O evento integra-se no Programa de Dinamização e Valorização dos Monumentos (DiVaM) organizado pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Sítio arqueológico de Vale de Boi mostra os seus tesouros em novo Dia Aberto

A Jazida Arqueológica Paleolítica de Vale Boi, em Vila do Bispo, volta a abrir

Sul Informação

Peça mostra duas visões de teatro em Vila do Bispo

A peça “Um Espectáculo (Bela e Abel) contrapõe duas visões do que é o

Sul Informação

“Thô Xaringado e Mal Pague” vai até Vila do Bispo

A Revista à Portuguesa do Boa Esperaça “Thô Xaringade e Mal Pague” vai ser