A Câmara de Lagoa vai promover, a partir do final do mês de maio, cursos de formação em Competências Básicas e de Português para imigrantes, em articulação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
A autarquia salienta que «a forma como [os imigrantes] têm sido acolhidos [no concelho] mereceu que, à Câmara de Lagoa, tivesse sido atribuído, em 2007, o Certificado “Mapa de Boas Práticas de Acolhimento e Integração de Imigrantes em Portugal”, subscrito pela Missão da Organização Internacional das Migrações, Alto-Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural e Fundação Luso-Americana para e Desenvolvimento».
O curso de Português para falantes de outras línguas destina-se a todos os cidadãos imigrantes adultos, com idade igual ou superior a 18 anos, ativos empregados ou desempregados, detentores dos títulos de permanência e residência legalmente instituídos para o efeito.
Em paralelo, os cidadãos vão poder participar no curso de Competências Básicas, que tem como objetivo a aquisição, por parte dos adultos, de competências básicas de leitura, escrita, cálculo e uso de tecnologias de informação e comunicação.
Destina-se a todos os indivíduos com idade igual ou superior a 18 anos, sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao 4º ano e a indivíduos com o 4º ano que não possuam estas capacidades.
Os utentes interessados devem inscrever-se no Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, em Portimão, ou nas instalações da Câmara Municipal de Lagoa, na Unidade de Ação Social e Saúde, onde funciona o Gabinete de Inserção Profissional (GIP de Lagoa).
O GIP de Lagoa dispõe de atendimento presencial, que se realiza às quartas e quintas-feiras durante todo o dia, para o que é necessário efetuar marcação, que pode ser pessoalmente, pela Linha Verde 800 272 475 ou através do correio eletrónico gip.lagoa@cm-lagoa.pt.