Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Serviço de Formação Profissional de Faro, do Instituto do Emprego e Formação Profissional promoveu uma ação de formação sobre “Novas Tendências para a Cozinha”, direcionada para os empresários de restauração da baixa de Faro, seus cozinheiros e respetivas equipas, da Associação Desenvolvimento Comercial da Zona Histórica de Faro.

A ação, com uma duração de 25 horas, teve início no dia 5 de abril e terminou em 18 de maio, nas instalações do Serviço de Formação Profissional de Faro, no Areal Gordo, em Faro.

Os formandos ficaram aptos para identificar e reconhecer as influências das diferentes culturas gastronómicas, assim como a variedade de algas, salicórnias e outros produtos regionais a utilizar na criação de novas receitas e reconhecer e aplicar as diferentes técnicas inovadoras e avançadas de confeção.

O objetivo principal desta ação de formação foi o de fomentar a utilização da salicórnia e de algas existentes na nossa região, na gastronomia algarvia.

A salicórnia (Salicornia ramosissima) é uma planta tolerante à água salgada, que cresce nos sapais e junto às salinas, nomeadamente, no Algarve, os da Ria Formosa e da Ria de Alvor.

Também chamada “espargo do mar”, por ter uma aparência semelhante, a salicórnia é usada noutros países, em especial em França, fresca em saladas (substituindo o sal) e em conserva.

É considerada um produto gourmet, e em muitos países, como em França, Espanha e Itália já é produzida para venda, mas em Portugal essa produção só agora começa a dar os primeiros passos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Sábado quente coloca Algarve sob aviso amarelo

As temperaturas altas no Algarve vão manter-se no fim de semana e o distrito