Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Pensar e debater o passado, presente e futuro do Rio Mira é o objetivo do colóquio agendado para o dia 7 de junho, pelas 15h00, em Vila Nova de Milfontes, no âmbito da Feira Nacional de Turismo Desportivo e de Natureza.

Serão apresentados os temas “O Rio Mira, eixo estruturante do território” (António Martins Quaresma, Historiador), “O Rio Mira – a gestão de um património a apostar no futuro” (João Paulo de Almeida Fernandes, professor da Universidade de Évora) e “Turismo Náutico no Alentejo: estratégias para a sustentabilidade turística de territórios litorais” (Fernando Completo, professor da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril).

Considerado um dos menos poluídos da Europa, o rio Mira atravessa todo o concelho de Odemira e desagua em Vila Nova de Milfontes, sendo possível a navegação desde a foz até à zona de Odemira. Todo o vale do rio Mira, entre Odemira e a foz, está integrado na área do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

A importância do rio Mira para o território reflete-se não só a nível ambiental, pela biodiversidade dos ecossistemas ribeirinhos, mas também económico.

Antiga via de acesso e rota comercial entre Odemira e o mundo, o Mira continua a desempenhar importante papel a nível económico, agora do ponto de vista turístico: pelas suas praias do Farol, Franquia e Furnas (esta entre as “7 Praias Maravilhas de Portugal”), pelo turismo náutico e desportos aquáticos.

É atualmente bastante procurado para treinos de alta competição de canoagem, sendo frequente ali encontrar seleções de diversos países do norte da Europa.

O rio Mira marca também a região a nível cultural, pela identidade que confere às gentes da região e pelo património que lhe é associado, onde se destacam vários moinhos de maré.

O colóquio decorrerá no Auditório do HS Lounge, a partir das 15h00, no dia 7 de junho, com entradas livres.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto

Sul Informação

220 avós e netos de Odemira vão visitar o Oceanário de Lisboa

O Dia Mundial dos Avós, que se assinala a 26 de Julho, vai assinalado

Sul Informação

Odemirenses apresentaram 21 propostas ao Orçamento Participativo

A população do concelho de Odemira apresentou 21 propostas ao Orçamento Participativo. As sugestões