Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

As marchas populares voltam a animar o Calçadão de Quarteira, em honra dos Santos Populares, nos dias 13, 23 e 28 de junho. Na edição de 2014 das festas tradicionais de junho, são esperadas centenas de figurantes, que irão desfilar, trajados a rigor, com coreografias únicas inspiradas em temas como o mar, a atividade piscatória e as tradições dos Santos Populares.

À rua, vão sair oito marchas: A marcha infantil da Fundação António Aleixo; as «Florinhas de Quarteira», com jovens daquela localidade; a marcha «Vasco da Gama»: a da Rua Gago Coutinho; a Marcha da Rua do Outeiro; o grupo Poeta Pardal; a marcha de Vilamoura; e a Marcha da Rua do Cabide».

A par deste desfile, a cidade de Quarteira recebe por estes dias arraiais e bailes onde não faltam os petiscos como a sardinha assada e o caldo verde e muita animação. Também estarão presentes os símbolos dos Santos Populares – Santos António, João e Pedro – como os arcos, os manjericos, as fogueiras, os balões, a alcachofra ou o alho-porro.

«Com o passar dos anos, os Santos Populares de Quarteira tornaram-se num dos principais cartazes turísticos da cidade de Quarteira e do Concelho de Loulé, atraindo muitos turistas. Mas este evento é também a demonstração do bairrismo que está bastante enraizada no espírito e alma de todos os quarteirenses», ilustra a Câmara de Loulé.

 

Sobre as marchas participantes:

A Marcha da Fundação António Aleixo, constituída por crianças, convida o público a assistir, na bela calçada portuguesa, “Às lembranças da minha infância” e irá recordar os brinquedos de outrora e os jogos tradicionais que são parte integrante da nossa identidade.

As Florinhas de Quarteira, um grupo paroquial fundado há 28 anos, que integra meninas e jovens raparigas, traz ao desfile o tema “Quarteira com Alma de Artista” e o talento das gentes desta terra.

“O Encontro dos Jardins” é o tema apresentado pela Marcha Vasco da Gama, dedicado ao amor e à natureza. Este grupo conta com 23 anos de existência.

Outra marcha emblemática é a Rua Gago Coutinho que traz este ano um desfile “Quarteira Rainha do Atlântico”, numa alusão à ligação da comunidade quarteirense ao mar. “Quarteira, cidade em tempos descoberta, feita pérola de um oceano que a banha e lhe dá cor, de manto azul de mar e tapete dourado que lhe confere características inigualáveis no nosso país”.

Fundada em 1992, a Marcha da Rua do Outeiro iniciou a sua participação nas festas dos Santos Populares, transmitindo de uma forma muito vincada o seu espírito popular e bairrista.. Este ano, apresenta “Quarteira ao Luar” num desfile que conta com 56 elementos.

O grupo Poeta Pardal marcha pela terceira vez no Calçadão de Quarteira, com cerca de 55 marchantes com idades compreendidas entre 10 e 50 anos. A Marcha apresenta o tema “Gaivotas, o Poeta Pescador”, em homenagem a uma ave enigmática, sempre presente na costa marítima portuguesa, que acompanha os grandes navegadores nas suas descobertas, presentes no imaginário dos poetas e na voz dos fadistas. Mas esta será também uma homenagem ao poeta pescador quarteirense, Manuel de Brito Pardal.

A Marcha de Vilamoura na edição de 2014 dos Santos Populares traz como tema a “Feira Popular de Quarteira”, uma homenagem a algo que se perdeu na cidade mas que está presente na memória da comunidade.

Finalmente, a Marcha da Rua da Cabine, um grupo bairrista da terra que iniciou a participação no evento em 1993, recorda e homenageia os dois grandes símbolos portugueses – “Amália e Eusébio” – duas individualidades que levaram a língua portuguesa e a nossa bandeira além-fronteiras e elevaram o nome de Portugal.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Funcionários da Inframoura fazem leituras de contadores em viaturas elétricas

Quase 16 mil leituras de contadores de água são apuradas todos os meses pelos

Sul Informação

Ricardo J. Martins dá concerto de guitarra portuguesa em Querença

Ricardo J. Martins vai dar um concerto de guitarra portuguesa no próximo dia 13

Sul Informação

Orquestra Clássica do Sul dá concertos de Ano Novo em Loulé

A Orquestra Clássica do Sul vai dar dois concertos, no dia 1 de Janeiro,