Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A onda de calor que ocorreu em pelo menos dez locais do território continental entre os dias 11 e 16 de junho, com valores da temperatura do ar muito elevados, tanto das máximas como das mínimas, levou também à ocorrência de noites tropicais, quando a temperatura mínima é igual ou superior a 20ºC.

A onda de calor foi registada nas estações meteorológicas de Monção, Braga, Porto, Dois Portos, Santarém, Portalegre, Lavradio, Alvalade, Benavila e Elvas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a onda de calor foi originada por influência de um fluxo predominante de leste sobre o território do continente.

Este fluxo esteve associado à presença, a partir de dia 12, de um anticiclone localizado próximo das Ilhas Britânicas e, a partir de dia 14, também de uma região depressionária centrada no sul da Península Ibérica.

O IPMA acrescenta que «com a descida gradual de temperatura nos próximos dias e que teve já início no litoral da região Sul no dia 16, a onda de calor não deverá ter uma extensão temporal muito superior à já verificada, embora ainda sejam esperados valores próximo de 30ºC no nordeste Transmontano e na Beira Alta até dia 20 de junho».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Primeiros 20 dias de Junho tiveram temperaturas «muito superiores aos valores normais»

Os primeiros 20 dias do mês de Junho têm sido caracterizados por «valores altos

Sul Informação

Maio foi mês «extremamente quente» em Portugal continental, com a seca a agravar-se

O mês de Maio, em Portugal continental, foi «extremamente quente» em relação à temperatura

Sul Informação

Abril de 2017 foi o o 5º mês de Abril mais quente desde 1931

O mês de Abril de 2017 em Portugal Continental foi «extremamente quente e extremamente