O Autódromo Internacional do Algarve recebe, pelo sétimo ano consecutivo, o Superbike FIM World Championship, no fim-de-semana de 4 a 6 de Julho.
A prova traz a Portimão alguns dos melhores pilotos do mundo do motociclismo em quatro categorias: Superbike, Supersport, Stocksport 1000 e Stocksport 600. Uma jornada que não se vai ficar pela competição em pista, já que o AIA está a programar várias iniciativas, além da competição.
À chegada ao Algarve e depois de cumpridas sete jornadas, Tom Sykes (Kawasaky) lidera a tabela classificativa com 251 pontos, mais 39 que Saylvain Guintoli (Aprilia), no segundo posto.
O piloto inglês soma seis vitórias em 14 possíveis, 10 subidas ao pódio e duas ‘pole positions’.
Para o Algarve, o piloto da Kawasaki espera conseguir as vitórias que o ano passado lhe escaparam em Portimão.
Já Guintoli luta por conseguir o seu primeiro título nas Superbikes e, ao longo desta época, tem sido um piloto regular, pese embora com apenas duas vitórias. Isso não invalida que seja um dos favoritos ao lugar mais alto do pódio.
Loris Baz, também em Kawasaki, é o terceiro classificado, com 210 pontos e sete subidas ao pódio. Ainda não bisou e espera consegui-lo no AIA e destacar-se na classificação do Campeonato.
Eugene Laverty, profundo conhecedor da pista por força da sua anterior ligação com a equipa da Parkalgar, poderá também ser um dos candidatos à vitória. O piloto irlandês ocupa a nona posição no Campeonato, mas o seu à vontade em Portimão pode dar-lhe vantagem.
No que às Supersport diz respeito, Michael VD Mark (Honda) é o líder com 135 pontos, somando 3 vitórias e sete subidas ao pódio.
Jules Cluzel (MV Augusta) é o seu perseguidor com 107 pontos, 2 vitórias e 5 subidas ao pódio esta época.
Ligeiramente mais atrás, no terceiro posto, segue Florian Marino (Kawasaki), com 85 pontos e 3 subidas ao pódio.
Esta época ainda não venceu qualquer corrida, ao contrário do ex-campeão do mundo Kenan Sofuoglu, que, apesar de ocupar o sexto posto, já saiu vencedor uma vez e que habitualmente no Algarve é bem sucedido. É um piloto muito experiente e a ter em conta nesta ronda.
Nas Superstock 1000, é o argentino Leandro Mercado (Ducati) que lidera com 72 pontos, seguido de Lorenzo Savadori (Kawasaki), com 58, e de Ondrej Jezek (Ducati), também com 58 pontos.
Nas Supersotck 600, Marco Faccani (Kawasaki) é o primeiro classificado, com 81 pontos, Niki Tuli (Yamaha) é segundo, com 58, e Wayne Tessels (Suzuki) terceiro, com 52.
As diferenças pontuais em todas as categorias são muito curtas, pelo que é certo que a jornada algarvia será determinante para todos os pilotos.
Além da competição, outras iniciativas estão previstas no decorrer do fim-de-semana: desfile de antigos pilotos do motociclismo mundial, numa iniciativa intitulada Star Wars; Hot Laps com Miguel Praia; espaço exterior para realizar ‘test rides’, com motos da Aprilia e Kawasaki, Bike Parade no final do dia de domingo, 6 de Junho, para todos aqueles que compraram bilhetes SBK; Curso de Moto com Eugene Laverty e Miguel Praia no dia 7 de Julho, por 399 euros, já com almoço e bilhete Bancada A para os 3 dias de prova das SBK.
Para quem ainda não comprou bilhete, há uma série de promoções em vigor: 40% de desconto em bilhetes para as SBK, para estudantes, mediante apresentação do cartão de estudante; na compra de qualquer bilhete SBK, recebe um voucher de desconto de 6 cêntimos por litro em abastecimentos nos postos GALP, na compra de bilhetes SBK e com a apresentação da Revista Motociclismo de Junho, recebe um bilhete grátis igual ao que comprou.