A comissão de avaliação do estudo de impacte ambiental (EIA) do “conjunto comercial IKEA” pronunciou-se «favoravelmente com condicionalismos» sobre o projeto a instalar em Loulé, na zona abrangida pelo plano de urbanização Caliços-Esteval.
O parecer técnico final do procedimento de avaliação ambiental em curso foi emitido no âmbito da reunião da comissão de avaliação, realizada no dia 13 de junho, e, segundo salienta a CCDRA Algarve, «teve em consideração o relatório da consulta pública e demais elementos de relevante interesse relacionados com o processo».
A comissão de avaliação, à qual compete a apreciação técnica do EIA, é presidida pela CCDR Algarve e integra um representante de cada um dos seguintes organismos: Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Direção Regional de Cultura, Câmara Municipal de Faro e Câmara Municipal de Loulé.
Do total de catorze organismos oficiais chamados a pronunciar-se sobre o projeto, incluindo o conjunto de oito entidades externas à comissão de avaliação, «nenhum emitiu parecer desfavorável», sublinha a CCDRA em nota de imprensa.