A AREAL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Algarve vai propor aos municípios algarvios a introdução de veículos elétricos nas suas frotas. Esta iniciativa procura implementar na região do Algarve uma experiência já bem sucedida na região espanhola de Murcia.
Esta poderá ser, segundo a AREAL, «mais uma medida a reforçar a importância do Algarve enquanto região energeticamente eficiente e ambientalmente verde».
O estudo teve como base o projeto europeu SUM (Sustainable Urban Mobility), uma iniciativa da Comunidade Europeia que visa a promoção da mobilidade sustentável e do veículo elétrico.
Para José Oliveira, diretor da AREAL, «a implementação de veículos elétricos em frotas municipais e de outras instituições e entidades, iria trazer enormes benefícios ambientais, económicos e sociais. É evidente o interesse para a região, além de que é algo realmente viável, com grande potencial de implementação, tendo em conta a nossa realidade económica».
O Algarve foi o único parceiro português deste projeto que envolveu ainda 14 entidades de países como Espanha, Itália, Letónia, Polónia, Bulgária, França, Suécia e Reino Unido.
Ao longo de dois anos cada país fez o diagnóstico da sua realidade ao nível das áreas de «Mobilidade Elétrica», «Biocombustíveis» e «Outras Boas Práticas» e no final apresentou aos outros parceiros cinco iniciativas em cada uma destas áreas, já implementadas no seu território, e que constituiriam exemplos a seguir.
Das várias iniciativas já implementadas no nosso país e que a AREAL escolheu para apresentar aos restantes parceiros europeus como exemplos de boas práticas, estes destacaram a implementação de uma rede para carregamento de veículos elétricos na cidade de Faro (na categoria «Mobilidade Elétrica) e a recolha de óleos alimentares na região do Algarve (na categoria de «Biocombustíveis).
Para o diretor da AREAL, «foi uma agradável surpresa constatar que já fazemos muita coisa bem feita e que, em termos de desenvolvimento de certas práticas ambientais, estamos a par do que melhor se faz na Europa».
O projeto SUM começou em 2012 e terminou este ano. No final, cada parceiro elegeu uma iniciativa de outro parceiro, para a levar para o seu país e aí a implementar.
A AREAL escolheu o projeto do município de Múrcia, em Espanha, que utiliza veículos elétricos para a limpeza das ruas e recolha de resíduos.