Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

AHETAA Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) elogiou as ações de fiscalização à oferta paralela e alojamento local levadas a cabo pela Autoridade Tributária, «visando a fiscalização e o controlo do alojamento não licenciado no Algarve», medida que defendiam «há muito».

«A exploração ilegal deste tipo de alojamento, constituído por apartamentos e moradias particulares de propriedade privada, localizado fora dos empreendimentos turísticos classificados ou registados oficialmente, gera uma concorrência desleal que se tem vindo a avolumar nos últimos anos, atingindo uma dimensão que não é fácil quantificar», ilustrou a associação empresarial.

A AHETA considerou que as leis que antes existiam, «demasiado centradas na oferta hoteleira tradicional, impediam o registo oficial deste alojamento, tendo contribuído, decisivamente, para que esta oferta tenha proliferado sem qualquer controlo».

«Por outro lado, a total ausência de fiscalização por parte das entidades competentes, incentivou a prática de uma atividade económica ilegal, com nítido prejuízo para as empresas legalizadas e cumpridoras», acrescentou.

«Por tudo isto, a AHETA manifesta satisfação pública pelas acções de fiscalização que a Autoridade Tributária vem desenvolvendo em todo o País, com especial destaque para o Algarve, não só a maior região turística portuguesa, mas também aquela onde este fenómeno atinge uma maior dimensão e profundidade», concluiu a associação, desejando «vivamente» que este procedimento continue.

Até porque, consideram, «só através de uma fiscalização enérgica e um controlo competente destas actividades ilegais, poderemos evitar, por um lado, os danos causados à boa imagem da maior região turística portuguesa e, por outro, esbater o número de burlas envolvendo este tipo de alojamento».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve com 20 nomeações para “óscares” dos Publituris Travel Awards

São, ao todo, 20 nomeações de um total de 49, entre elas a de

Sul Informação

Algarve com (muito) menos britânicos, mas com mais alemães em Julho

Vieram (muito) menos britânicos para o Algarve em Julho de 2017 que no mesmo

Sul Informação

Nova incubadora de empresas “Startup Portimão” prestes a nascer no Autódromo do Algarve

A nova incubadora de empresas “Startup Portimão” vai abrir as portas no dia 10