Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

x-defaultAs primeiras cirurgias oftalmológicas inseridas no programa «Cuidar» foram feitas esta sexta-feira em Vila Real de Santo António e Olhão, concretizando assim «uma forma inovadora de partilha de recursos desenvolvida em parceria pelas duas autarquias algarvias e que permite dar uma resposta mais rápida e próxima aos problemas de saúde dos munícipes».

Após o primeiro mês de atividade, ao abrigo do qual já foram efetuadas mais de duas centenas de consultas de oftalmologia, as primeiras cinco cirurgias foram hoje efetuadas e permitiram a resolução de diversos problemas oftalomológicos a pacientes que, nalguns casos, aguardavam há cinco anos por uma resposta ou até uma primeira consulta do Centro Hospitalar do Algarve.

Com esta medida, as autarquias tornam mais célere o acesso a cuidados de saúde dos seus munícipes com menores rendimentos ou que tenham dificuldades em obter respostas do Serviço Nacional de Saúde.

Para Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de VRSA, «este passo é a prova de que as autarquias podem e devem estar na primeira linha no que se refere aos cuidados de saúde das suas populações, especialmente nos casos em que o Serviço Nacional de Saúde não funciona».

«Com esta rede de proximidade conseguimos resolver, em apenas um mês, problemas de saúde concretos que se arrastavam há mais de cinco anos sem qualquer tipo de resposta por parte do Estado e que levavam ao desespero das nossas populações. Estes são, por isso, indicadores de que o programa está a ser um sucesso e é já uma aposta ganha», prossegue o autarca.

Nesta primeira fase, o programa «Cuidar» está centrado nas patologias ligadas à área da oftalmologia, tendo em consideração o novo aumento das listas de espera nesta especialidade, que ultrapassa atualmente os dois anos no sul do país.

Em apenas um mês, foram já realizadas mais de duas centenas e meia de consultas ao abrigo do programa, das quais 50 pacientes foram já sinalizados para cirurgia. Em paralelo, foram igualmente efetuadas mais de 100 vistas ao domicílio nas três freguesias de VRSA.

A medida permite dar um passo em frente na implementação das redes intermunicipais de cuidados de saúde, desenvolvendo um novo modelo assente em políticas de proximidade que otimizará recursos e responderá aos problemas reais das populações.

Para beneficiar do «Cuidar», os munícipes deverão inscrever-se na Divisão de Ação Social das autarquias de VRSA e de Olhão. Espera-se que o programa venha a atender cerca de 100 pessoas/mês.

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

baleia encalhada Monte Gordo

Baleia encalha na Praia de Monte Gordo [com vídeo]

Uma baleia-comum (Balaenoptera physalus) está encalhada na Praia de Monte Gordo, em frente ao

Sul Informação

Fado e poesia também têm lugar na programação de Agosto da Orquestra Clássica do Sul

Fado, “Clássicos Light”, música acompanhada de poesia e concertos ao ar livre cabem na