Cerca de 90 expositores são esperados na edição deste ano da BLIP – Better Living in Portugal, feira empresarial que mais uma vez se realiza no Portimão Arena, no fim-de-semana de 4 e 5 de outubro, para promover algumas das principais empresas de produtos e serviços a operar em Portugal, especialmente na região algarvia.
O certame, cuja designação se poderá traduzir por “Viver Melhor em Portugal”, é de periodicidade anual e destina-se a residentes e visitantes estrangeiros e nacionais, com entrada gratuita, constituindo uma oportunidade de conhecer as ofertas nas áreas do turismo, gastronomia, saúde, serviços financeiros, casa, bricolage e jardim, artesanato, vestuário e calçado, entre outras.
A edição deste ano da BLIP abre portas no dia 4 de outubro das 10h00 às 18h00 e no dia seguinte entre as 11h00 e as 17h00. Terá um formato mais dedicado à realização de negócios, complementado por novas atrações focadas nos melhores produtos e empresas, estando disponível um serviço de cafetaria, em funcionamento no horário da feira, e um restaurante-buffet, que funcionará no 1º piso do Portimão Arena, das 11h30 às 15h30, além de um espaço próprio onde os visitantes poderão deixar gratuitamente as suas crianças enquanto visitam a feira.
A BLIP, que conta com o apoio da Portimão Urbis, é organizada desde 2001 pela AFPOP – Associação de Proprietários Estrangeiros em Portugal, entidade com uma vasta variedade de serviços e atividades, vocacionada para possibilitar aos seus membros o acesso a informação atualizada sobre a lei portuguesa, assistência em diversas áreas e negociação financeira benéfica para a compra de casa, carro e seguros de saúde, etc.
RTA na BLiP para impulsionar turismo residencial
A Região de Turismo do Algarve (RTA) quer impulsionar o turismo residencial, aumentando o número de casas vendidas a estrangeiros que queiram ter no Algarve uma segunda residência. Para isso, estará presente na feira «Better Living in Portugal», onde terá oportunidade de mostrar aos visitantes os fatores que tornam a região apetecível para se viver.
Segundo o presidente da RTA, Desidério Silva, «o mercado das segundas residências permite dinamizar o setor imobiliário e a economia. O turismo residencial é além do mais reconhecido como um dos dez produtos fundamentais para o país e já em fase consolidada no Algarve, de acordo com o Plano Estratégico Nacional de Turismo, sendo por isso natural a presença institucional da RTA num evento como o BLiP».
Um stand de nove metros quadrados com informação genérica para distribuir aos visitantes, na sua maioria estrangeiros residentes em Portugal, é o espaço reservado ao Algarve nesta feira de dois dias organizada pela Associação de Estrangeiros Residentes e Proprietários em Portugal (AFPOP).
Os principais motivos que influenciam a escolha do Algarve como destino para a compra de segunda habitação são o clima ameno, as acessibilidades, a existência de campos de golfe e a oferta de voos de baixo custo de ligação com os países de origem dos compradores, revela o novo Plano de Marketing para o Turismo do Algarve, documento que será apresentado em breve pela RTA. São estes alguns dos atributos algarvios que serão promovidos durante a feira, mostrando o Algarve como a melhor opção para adquirir uma segunda casa.
«Pretendemos divulgar o potencial turístico do Algarve para a captação de turismo residencial, transformando quem já reside cá em embaixadores da região nos seus respetivos países de origem. Segundo números de 2013 do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, estamos a falar de um universo de quase 59 mil estrangeiros com morada algarvia, cerca de 13% da população regional», adianta Desidério Silva.