Mais de 9500 pessoas não quiseram perder a oportunidade de provar diversas variedades de dois produtos pelos quais o Alentejo é bem conhecido e marcaram presença na sexta edição do evento «Grande Prova Mediterrânica – Azeites e Vinhos do Alentejo», que teve lugar no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, a 17 e 18 de outubro.
Ao longo de dois dias, 94 produtores alentejanos deram a conhecer aos visitantes 40 azeites distintos e 400 vinhos do Alentejo. E foram muitos os que acietaram o desafio, já que «as provas comentadas e as conversas sobre o vinho estiveram sempre lotadas».
Desta forma, o objetivo da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e da Casa do Azeite, que organizam o evento, foi atingido, já que a ideia deste certame é «fomentar o contacto direto entre produtores, consumidores e restantes agentes envolvidos no universo do Azeite de qualidade e dos Vinhos do Alentejo».
«É com grande satisfação que assistimos a uma consolidação deste evento, que consta já da agenda anual de um bom número de apreciadores e que vai alargando o seu impacto todos os anos junto de novos consumidores dos Vinhos do Alentejo», ilustrou a presidente da CVRA Dora Simões.
«O reforço da parceria com a Casa do Azeite revelou ser um sucesso. O “Bar do Azeite” teve bastante adesão e deu ao evento um caracter mais completo, ao juntar elementos da gastronomia aos Vinhos do Alentejo, associando dois produtos complementares que fazem parte da base da alimentação mediterrânica», acrescentou.