Um pescador morreu esta manhã, por volta das 6h00, num naufrágio na barra da Armona, em Olhão, enquanto outro se salvou, mas teve de ser conduzido ao hospital.
Segundo o comandante Nunes Ferreira, capitão do Porto de Olhão, o naufrágio deu-se quando a «Patrício», uma embarcação de pesca local à ganchorra, «estava a sair da barra para a faina».
A costa algarvia está sob Aviso Amarelo da meteorologia por causa da agitação marítima, estando a barra «com alguma ondulação e vento», mas, segundo o comandante Nunes Ferreira, «de momento não se sabe o que aconteceu».
Fontes contactadas pelo Sul Informação admitem, porém, que o barco de pesca, com dois tripulantes a bordo, se terá virado ao ser atingido por uma onda, na saída da barra.
Os dois pescadores foram auxiliados por duas outras embarcações de pesca, a «Alamar» e a «Manuel Francisco», que estavam no local. No entanto, apenas um dos pescadores foi ainda recuperado com vida.
Já em terra, o INEM «tentou a reanimação, mas já não conseguiu salvar um dos tripulantes», disse Nunes Ferreira. Segundo o capitão do Porto, ambos os pescadores «tinham colete de salvação» no momento do acidente.
Tanto a embarcação acidentada, como os pescadores, homens entre os 40 e os 50 anos de idade, eram de Olhão.
O barco «Patrício» está agora «encalhado na areia» à entrada da barra, «virado devido à força do mar», disse o comandante Nunes Ferreira ao Sul Informação.
O pescador que foi levado para o Hospital de Faro, já foi observado e está fora de perigo.
O Aviso Amarelo do IPMA aponta para Agitação Marítima na costa sul algarvia, com ondas de sueste com 2 a 2,5 metros.
Atualizado às 9h30, acrescentando mais pormenores sobre o acidente.