Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

AmamentaçãoA amamentação, um tema bastante controverso, continua a somar argumentos opostos. Um estudo da Universidade de Atlanta, depois de estudar milhares de bebés desde o seu nascimento até os seis anos, demonstrou que os que tinham sido amamentados eram menos propensos a sofrer de infeções do ouvido médio, nariz e garganta.

E quanto maior o período de amamentação no primeiro ano, menos probabilidades teriam as crianças de sofrer infeções.

Estima-se que 20% das crianças até aos quatro anos têm pelo menos uma otite por ano.

As otites surgem, normalmente, após gripes, constipações e infeções de garganta, já que os vírus e bactérias que infetam o nariz e a garganta atingem o ouvido médio através da trompa de Eustáquio.

No caso dos bebés, nem sempre é fácil detetá-las, mas é preciso ter especial atenção se a criança estiver a mexer constantemente no ouvido e se notar alguma mudança de humor e irritabilidade, ou mesmo febre.

“Este estudo tem provas fortes de que os benefícios da amamentação ajudam a prevenir infeções nos ouvidos. As crianças não têm a sensação de ouvido tapado tão apurada como os adultos, e queixam-se apenas da sensação de dor, na maioria das vezes. Uma infeção do ouvido médio pode deixar graves sequelas, como a perda permanente do nível de audição, o que pode levar a atrasos no desenvolvimento da linguagem, distúrbios da fala e menor facilidade de aprendizagem”, comentou Dulce Martins Paiva, diretora geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

As crianças tendem a ser mais atingidas pelas otites médias devido à condição anatómica do ouvido nesta fase da vida e à maior incidência de infeções virais e bacterianas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Já há 32 Postos de Saúde a funcionar nas praias do Algarve

32 Postos de Saúde de Praia, distribuídos ao longo da costa algarvia, já estão

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada