O executivo municipal de Mértola aprovou por maioria as Grandes Opções do Plano e Orçamento 2015, com um valor que ultrapassa os 14 milhões de euros. Os documentos serão, ainda, aprovados na próxima reunião da Assembleia Municipal.
Os investimentos mais significativos para o ano de 2015 são nas áreas de educação, habitação, serviços coletivos, saneamento básico, abastecimento de água, transportes e educação.
Em comparação com o ano de 2014, o orçamento do próximo ano regista um aumento, resultante de um ligeiro acréscimo das transferências do Estado.
Em 2015, a principal área de intervenção é a habitação e serviços colectivos, com um investimento de dois milhões e trezentos mil euros, o que representa 30 por cento do investimento municipal.
Esta área inclui a conclusão das obras em edifícios para habitação social na vila de Mértola, o saneamento e abastecimento de água em Martinhanes e o início das obras da ZEU1 da Mina de S. Domingos.
Os serviços culturais, recreativos e religiosos são a segunda área com maior investimento, com 14 por cento do orçamento municipal.
Estão incluídas nesta área, a conclusão das obras da Igreja Matriz, a construção da réplica da casa islâmica e musealização, a finalização da obra de recuperação do antigo edifício do cineteatro na Mina de S. Domingos e a beneficiação da zona de lazer da Achada de S. Sebastião.
Como terceira área prioritária, a Câmara Municipal definiu os transportes e comunicações, com 12 por cento do orçamento. Aqui estão contempladas as obras de melhoramentos dos arruamentos na Mina de S. Domingos, os arruamentos em Martinhanes, a reparação da ponte sobre a ribeira de Oeiras e a continuação da beneficiação do CM 1153.
Pela sua importância para a população e desenvolvimento do concelho destacamos ainda as obras de remodelação da escola primária da Mina de S. Domingos, a conclusão da Pista de Canoagem e Remo, também na aldeia mineira e a reabilitação do edifício Casa Branca, no Centro Histórico de Mértola.