Portugal acaba de ser declarado o melhor destino europeu e também mundial de golfe, na primeira edição dos World Golf Awards (WGA), equiparados aos «óscares» do turismo, mas na especialidade de golfe.
O anúncio da conquista portuguesa destes dois prémios, para os quais contribuiu a qualidade dos 40 campos algarvios, foi feito este sábado numa cerimónia que decorreu no hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago.
Na inauguração dos WGA, os holofotes estiveram apontados para Portugal, que saiu desta primeira ronda com os galardões mais importantes da noite: «melhor destino de golfe da Europa» e «melhor destino de golfe do mundo».
A atribuição das distinções ficou sobretudo a dever-se à excelência dos campos de golfe do Algarve, frisou a organização do evento.
E isso não é novidade para a região algarvia, que tem sido premiada ao longo dos anos neste produto turístico (ainda em novembro de 2013 foi eleita o «destino de golfe europeu do ano 2014» pela Associação Internacional dos Operadores Turísticos de Golfe – IAGTO).
«É mais uma vez um enorme privilégio receber, em nome do país, dois prémios tão importantes no segmento de golfe, para mais sabendo que os campos algarvios foram determinantes para esta escolha», afirma o presidente da Região de Turismo do Algarve, Desidério Silva, que recebeu os troféus no último sábado.
Os dois «óscares» de destino líder no golfe serão «certamente úteis para a divulgação do turismo nacional, e em particular do Algarve, neste produto vital para o setor turístico», continua Desidério Silva, para quem «o país tem muito a lucrar com a honra desta distinção mundial».
Os World Golf Awards foram instituídos este ano e estão integrados nos já conhecidos World Travel Awards, que existem desde 1993.
Com o objetivo de celebrar e premiar a excelência da indústria turística do golfe, que segundo a organização dos WGA deverá ser responsável em 2014 por 600 milhões de visitas de golfistas aos 32 mil campos e resorts que existem no mundo, estes prémios resultam da votação online dos profissionais do setor e também do público.
Para 2015, está já confirmado o regresso da cerimónia dos WGA ao Conrad Algarve.