Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Abraço Segurança Social FaroTrabalhadores do Instituto da Segurança Social reuniram-se ontem, quarta-feira, frente ao centro distrital deste organismo, em Faro, para protestar contra a requalificação profissional (passagem à mobilidade especial) de 196 funcionários, atualmente em execução na Segurança Social, «que marca o início do processo anunciado pelo Governo de despedimento de 700 trabalhadores» deste instituto público.

No Algarve, aderiram à iniciativa nacional «Abraço à Segurança Social», convocada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (SINTAP), com o apoio da intersindical UGT, cerca de 200 pessoas.

«Os trabalhadores que formaram o “Abraço à Segurança Social”, em Faro, demonstraram, desta forma, preocupação e solidariedade na defesa dos postos de trabalho no Instituto da Segurança Social, em especial dos colegas que, no Algarve, foram considerados excedentes e atirados para a requalificação (mobilidade especial) sem respeito pelos seus direitos laborais», descreveu o SINTAP/Algarve, numa nota de imprensa.

A mobilização de cerca de duas centenas de trabalhadores foi realçada pelo coordenador regional deste sindicato João Barnabé, que revelou que, no Algarve, «muitos trabalhadores agora envolvidos na requalificação profissional estariam a desempenhar funções superiores às da sua categoria profissional, sendo incompreensível que, como agradecimento pelos longos anos de serviços prestados a auferirem abaixo do que mereciam, a Segurança Social lhes entregue uma notificação para passarem para o processo de requalificação».

Já Daniel Santana, da UGT-Algarve, que apoiou a iniciativa realizada a nível regional, classificou a requalificação anunciada pelo Governo de não ser mais do que «um despedimento coletivo de funcionários públicos à revelia dos sindicatos». Ainda assim, mostrou-se esperançado de que o processo ainda possa ser invertido.

No âmbito da ação «Abraço à Segurança Social» já foram realizados diversos plenários de trabalhadores, bem como um abaixo-assinado e uma petição pública em curso, «através das quais pretende sensibilizar o Governo e os deputados da Assembleia da República para a necessidade de proteger os postos de trabalho em causa e a Segurança Social Pública».

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Festival F junta músicos portugueses de várias gerações em três dias de concertos

Estarão presentes alguns dos mais badalados nomes da nova música portuguesa, como Agir, Cuca

Sul Informação

Polícia Marítima ensinou cidadania marítima e embarque a crianças de Faro

Crianças de Faro participaram numa ação de cidadania marítima e embarque promovida pelo comando