Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

compras de natal53% dos portugueses tencionam oferecer vestuário e 44% pensam dar brinquedos como presente neste Natal. Comparativamente ao ano passado, nota-se agora uma maior intenção de oferecer presentes (79% contra 70% em 2013), revela um estudo do Observador Cetelem.

O mesmo estudo revela também que a intenção de comprar presentes para os outros aumentou em praticamente todas as categorias de consumo.

As únicas categorias que fugiram à regra foram os smartphones (6%) e a eletrónica de consumo (3%), que se mantiveram nos valores apresentados em 2013, e os eletrodomésticos, cuja intenção de compra para oferta diminuiu, mas muito ligeiramente (5% em 2013 vs 4% em 2014).

Depois do vestuário e dos brinquedos, na lista de categorias com maior intenção de compra para oferta surgem os produtos culturais (32%), os perfumes e relógios (29%) e os artigos de desporto (25%).

O vestuário é o presente para oferta predileto dos portugueses em todas as faixas etárias, já os brinquedos não reúnem a unanimidade. Indivíduos mais jovens, entre os 18 e os 24 anos, preferem oferecer perfumes e relógios (37%) ou produtos culturais (34%) ao invés de brinquedos (33%).

De uma forma global, os consumidores entre os 25 e os 34 anos (86%) e entre os 35 e 44 anos (85%) são os que mais pretendem comprar presentes para oferecer. Já os inquiridos mais velhos, entre os 55 e os 65 anos, apresentam a menor intenção de oferecer presentes: apenas 65% pensam fazê-lo neste Natal.

Sem surpresas, são os indivíduos da classe mais alta (AB) que mais tencionam comprar presentes para oferecer (95%). Inversamente, os consumidores da classe menos baixa (D) revelam um comportamento mais contido: apenas 54% vão comprar presentes para oferecer neste Natal.

Na análise por região, o Sul apresenta a maior intenção de compra de presentes para oferta (83%), enquanto o Centro é a região mais comedida (71%).

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro de 2014. O erro máximo é de +4.0 para um intervalo de confiança de 95%.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são destaques de campanha europeia da Coca-Cola

Algarve, Albufeira, Faro e Portimão são os destinos turísticos algarvios selecionados para a campanha

Sul Informação

Quase um quarto dos portugueses esperou pelos saldos para fazer compras de Natal

As prendas são de Natal, mas em muitos casos há quem opte por as

Sul Informação

13% dos portugueses planeiam passar férias fora de casa no Natal e Fim de Ano

Este ano, a percentagem de portugueses que optam por realizar férias fora de casa