Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Câmara de OlhãoO Bloco de Esquerda viu a Assembleia Municipal de Olhão chumbar a moção de censura ao presidente da Câmara de Olhão António Pina que apresentou neste órgão, na passada sexta-feira.

A proposta dos bloquistas foi sufragada por voto secreto e chumbada com 12 votos contra, nove a favor e três abstenções, ou seja, com a ajuda de deputados da oposição, já que os socialistas apenas têm 11 elementos neste órgão.

Na base desta moção está o atraso do executivo camarário do PS em cumprir uma deliberação da Assembleia Municipal, que determinou a execução, pela Câmara, com «com caráter de urgência», de um inquérito/sindicância a «um conjunto devidamente identificado de atos administrativos e deliberações tomadas pelo elenco da CMO, bem como pelos conselhos de administração de entidades do setor empresarial local».

Os  «cinco meses de atraso e os silêncios» de António Pina, acusam os bloquistas revelam um «comportamento omissivo» e «violam o dever de execução das decisões do órgão a que preside».

«Aprovado por maioria na CMO, em reunião ordinária realizada a 2 de abril de 2014, o inquérito visa a “verificação da legalidade dos atos e contratos concretos dos órgãos e serviços resultantes da fundada denúncia”», segundo o BE.

«Acontece que apenas no dia 15 de setembro foi remetido o ofício da CMO, ao Instituto Geral de Finanças (IGF), com o pedido de inquérito/sindicância e “a ata que corporizou o teor da deliberação tomada em 2 de abril, à qual foi conferido caráter de urgência”», acrescentam.

A proposta do BE não convenceu, ainda assim, todos os deputados da oposição. A Assembleia Municipal de Olhão é atualmente presidida por Daniel Santana, um social-democrata, algo que não acontecia desde 1976. O PS continua a ser o partido mais representado, com 11 membros, seguido do PSD (7), da CDU e do BE (3 cada)  e do movimento Novo Rumo (1).

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às

Sul Informação

Vítor Aleixo promete vetar futuras intenções de explorar petróleo em Loulé

O candidato socialista à Câmara de Loulé Vítor Aleixo assegurou que qualquer intenção de

Sul Informação

António Murta queria que Governo construísse posto da PSP (e não da GNR) em Monte Gordo

António Murta, candidato do PS à Câmara de Vila Real de Santo António, acusa