Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

resgate Armação de Pêra_3A Câmara Municipal de Silves está a acompanhar a situação do casal de idosos que, na terça-feira, dia 2 de Dezembro, ficou ferido ao cair num buraco com cerca de três metros de profundidade, que se abriu Rua D. João II, em Armação de Pêra.

A queda do casal foi causada por uma rutura numa conduta de água que fez com que o solo abatesse, cerca das 15h00, abrindo-se um buraco no momento em que os idosos passavam no local.

A mulher, de 60 anos, foi resgatada rapidamente, por populares, mas o homem, de 70 anos, que ficou soterrado até à cintura, só foi retirado duas horas depois da queda, às 17h15, numa operação dos bombeiros, dificultada pelo terreno arenoso, segundo a Proteção Civil.

O casal teve de ser hospitalizado, na Unidade de Portimão do Centro Hospitalar do Algarve, estando a mulher internada no serviço de ortopedia e o homem na unidade de cuidados intensivos.

A presidente da Câmara de Silves, que disse «lamentar profundamente o acidente ocorrido de forma imprevisível», já visitou o casal e levou apoio psicológico à mulher acidentada, tendo assegurado que a autarquia vai ressarcir os feridos pelos danos causados.

A autarca Rosa Palma revela, em nota de imprensa, que já «disponibilizou ao casal e aos seus familiares, em nome da autarquia, toda a ajuda e colaboração necessárias, nomeadamente dos seus serviços técnicos, e continuará a acompanhar de perto a evolução da situação» e faz «sinceros votos para que as vítimas se restabeleçam o mais rapidamente possível».

resgate Armação de Pêra_4A presidente da autarquia de Silves anunciou também que «os trabalhos de averiguação técnica com vista a apurar quais foram as causas exatas do acidente continuam a decorrer».

Na sua nota de imprensa, o Município de Silves agradece «o excelente trabalho realizado pelas equipas dos Bombeiros Voluntários de Silves e Albufeira», e o «apoio prestado pela GNR, INEM e Cruz Vermelha que, particularmente, proporcionaram o resgate bem-sucedido de um dos acidentados, em circunstâncias extremamente difíceis».

As ruturas em condutas de abastecimento de água no concelho de Silves são um problema frequente e existem vários locais reincidentes, razão que motivou o executivo municipal a pedir um levantamento das áreas problemáticas. A zona onde se deu o abatimento do solo que levou à abertura do buraco já estava, aliás, referenciada.

Admitindo que este é um problema que afeta todo o concelho, Rosa Palma explicou que algumas das condutas de abastecimento de água têm mais de 30 anos e nunca foram alvo de manutenção ou substituição. A autarca diz que esse trabalho de renovação da rede terá de avançar, mas terá de ser feito de forma faseada, de acordo com as possibilidades financeiras da autarquia.

 

 

 

Fotos: Junta de Freguesia de Armação de Pêra

 

sulinformacao

Também poderá gostar

uber

Em noite de festa, mas «sem ocorrências de maior», foi a Uber quem faturou

A entrada do Algarve em 2018 decorreu «sem ocorrências de maior». As intoxicações devido

Sul Informação

Câmara de Silves abriu as portas dos seus serviços para ocupar 59 jovens durante as férias

A Câmara de Silves lançou, pela primeira vez, um programa de ocupação de tempos

Sul Informação

Tunes ganha parque infantil e circuito de atividade física

Tunes já tem um parque infantil e um circuito de atividade física, localizados na