Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Concurso presépios Loulé 2014Os vencedores do Concurso de Presépios do Concelho de Loulé foram anunciados, esta quarta-feira. O prémio do melhor Presépio Tradicional Algarvio foi ganho por Fernando Martins e a Biblioteca Escolar da Escola EB 2,3 Nº4 de Loulé arrecadou o primeiro lugar na vertente Presépio Tradicional Português.

Os presépios a concurso estão em exposição no edifício do Ateneu, até 6 de janeiro, dia em que os prémios serão entregues. Quem visitar a mostra, terá ainda uma palavra a dizer quanto às menções honrosas, já que podem votar no presépio que mais lhes agradar.

Este concurso foi lançado pela segunda vez, pela autarquia louletana e visou «estimular a criatividade dos participantes, ao mesmo tempo que procura relembrar e encorajar uma das mais tradicionais expressões da cultura popular associada à quadra natalícia – a construção do presépio».

No desafio mais ligado á região, ganho por Fernando Martins, pedia-se aos concorrentes que criassem «um presépio armado em escadaria, com o Menino Jesus em pé, no alto e ao centro, rodeado de searinhas, laranjas e flores».

No desafio do Presépio Tradicional Português, «era obrigatório integrar as figuras tradicionalmente reconhecidas como fundamentais num presépio, nomeadamente o Menino Jesus, Maria e José, sendo as restantes figuras de uso facultativo».

Nesta vertente, o júri deu o primeiro prémio à biblioteca da escola EB 2,3 nº4. Marília Dias Ramos e Lia Marques Borges foram, respetivamente, as segunda e terceira classificadas.

Os primeiros classificados vão receber uma entrada gratuita para duas pessoas em cinco espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. O segundo classificado recebe uma entrada gratuita para duas pessoas em três espetáculos no Cine-Teatro Louletano, de janeiro a junho, sujeito à disponibilidade da sala. Para o terceiro classificado o prémio a atribuir é uma entrada para duas pessoas para os três dias no Carnaval de Loulé 2015.

O júri que avaliou os presépios a concurso foi constituído pelo adjunto do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Carlos Carmo, pelo pároco de Loulé Padre António de Freitas, pelas técnicas da Autarquia Susana Melro e Marilia Rodrigues e pela artesã Anabela Guerreiro.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Movimento “Zero Desperdício” recolheu 114 quilos de alimentos no MED

O Festival MED conseguiu recolher 114 quilos de alimentos, no âmbito do movimento “Zero

Sul Informação

Leroy Merlin está à procura de trabalhadores

A Leroy Merlin está a procura de trabalhadores para as duas novas lojas que

Sul Informação

Obra do novo quartel da GNR em Quarteira mandada parar…pela GNR

As obras do novo quartel da GNR em Quarteira estão a causar polémica. O