Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ParkinsonO investigador Luís Pereira de Almeida, do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da Universidade de Coimbra (UC), foi escolhido para liderar um novo projeto europeu de identificação de potenciais alvos terapêuticos nas doenças de Parkinson e Machado-Joseph, aprovado pelo Programa Comunitário “Joint Programme -Neurodegenerative Disease Research” (JPND).

Além da equipa portuguesa, constituída por duas dezenas de investigadores, Luís Pereira de Almeida vai também coordenar equipas de investigadores da Universidade do Luxemburgo e da Universidade Paris Descartes.

O projeto, intitulado “SynSpread”, tem a duração de três anos e um orçamento global de 750 mil euros, e pretende compreender o papel da migração de proteínas envolvidas nestas duas doenças incuráveis.

O investigador do CNC realça que «a investigação visa estudar a interação que a autofagia (mecanismo de limpeza no interior da célula) estabelece com a secreção de exossomas (vesículas expelidas pelas células), e como contribuem para a difusão da doença a outras células do cérebro».

«A nossa investigação será realizada em neurónios de doentes com Parkinson e Machado-Joseph, e recorrerá a técnicas de neuroimagem para mapear o caminho que as proteínas percorrem no contexto da autofagia e secreção de exossomas no cérebro. Os resultados desse mapeamento poderão contribuir para prevermos a progressão das doenças neurodegenerativas», explica o também docente da UC.

O programa JPND é a maior iniciativa global de combate às doenças neurodegenerativas, tendo como objetivo fomentar a descoberta das causas e tratamentos destas patologias.

 

Autora: Cristina Pinto (Assessoria de Imprensa – Universidade de Coimbra)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

«É interessante perceber como os peixes estão adaptados ao seu ambiente»

Nascida em Coimbra, Anabela Maia é professora universitária e investigadora na Eastern Illinois University,

Sul Informação

Governo diz que já gastou mais de 3,6 milhões a reequipar hospitais do Algarve

Em 2017, já foram gastos 3,6 milhões de euros em equipamentos para diversos serviços

Sul Informação

Rastreio da Alcar Saúde de cancro do colo do útero detetou dez casos preocupantes

A clínica Alcar Saúde, em Faro, realizou quatro dezenas de rastreios de cancro do