Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Festa das Chouriças_CMLouléA tradicional Festa das Chouriças volta a animar a aldeia louletana de Querença nos dias 17 e 18 de janeiro.

Os que visitarem o evento podem provar enchidos tradicionais, produzidos localmente, bem como participar no sempre animado leilão de chouriças, a ter lugar no domingo.

A festa, realizada em honra de São Luís, começa no dia 17 de janeiro, com uma Noite de Fados, a ter lugar na Casa do Povo de Querença, às 21 horas.

No dia seguinte, chegam as chouriças, as estrelas da festa. A chouriça assada pode ser degustada a partir das 11 horas nos vários estabelecimentos de Querença. Às 15 horas há celebração religiosa em honra de São Luís, na Igreja de Nossa Senhora da Assunção, a que se seguirá a procissão solene com a imagem de S. Luís, pelas ruas da aldeia.

Homenageado o Santo, é tempo de leiloar as chouriças, um dos pontos altos da festa, que acontece, como sempre, no Largo da Igreja, às 16h30. Para animar (ainda mais) a celebração, há atuação da Tuna da Luz de Tavira, às 17h30.

O evento encerra com um baile no Salão de Festas da Casa do Povo de Querença, animado pela acordeonista Telma Santos, a partir das 19 horas.

A Festa das Chouriças é promovida pela Comissão de Festas da Paróquia, com o apoio da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, da Câmara Municipal de Loulé e da Casa do Povo de Querença.

 

Sobre a Festa das Chouriças de Querença:

Festa das Chouriças 2_CM Loulé«Esta festividade surge na continuidade de uma tradição secular e é a mais emblemática festa do género no interior algarvio e, nessa medida, constitui um importante cartaz turístico nesta altura do ano, aliando a componente da gastronomia à religiosa.

Refira-se que as raízes deste evento remontam a uma época em que, no interior algarvio, as famílias tinham o hábito de criar o seu porco para sustento ao longo do ano. Era igualmente tradição pedir a S. Luís, patrono dos animais, que conservasse em boas condições o porco, para garantir a alimentação do agregado familiar. Em forma de gratidão as famílias ofereciam ao Santo Protetor as melhores chouriças caseiras. A crença diz que em janeiro é tempo de glorificar o Santo que ajudou na criação dos animais.

Como tal, é tradição entre os agricultores desta zona, caso os animais tenham uma vida saudável até à Festa da Matança, que se realiza no início do ano, oferecer uma ou mais chouriças a S. Luís, sendo as restantes leiloadas, em conjunto com outras ofertas, num leilão bastante concorrido», descreve a Câmara de Loulé.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Festival MED arranca esta quinta-feira para agitar o Centro Histórico de Loulé

Está tudo a postos para o arranque do 14º Festival MED que, entre esta

Sul Informação

Cinema, poesia e exposições também fazem 14ª edição do MED

Cinema, poesia do mundo, ou uma exposição de fotografia de Vítor Pina são algumas

Sul Informação

As “passinhas do Algarve” na seca de 1875, ou o retrato social e económico da região – Loulé e Tavira

Numa altura em que a seca se agrava em Portugal continental, com cerca de