Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Adelino Soares 2O presidente da Câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares, retirou confiança politica ao vereador Afonso Nascimento e, com essa decisão, colocou o executivo socialista em situação de minoria. “Foi uma decisão política minha. As coisas, como estavam a funcionar, não corriam bem. Optei por ter uma única vereadora a trabalhar comigo”, confirmou o edil, ao Sul Informação.

A agitação política em Vila do Bispo surge no seguimento de dois chumbos consecutivos, em Assembleia Municipal, da proposta do executivo para o Orçamento Municipal de 2015. “Fizemos tudo o que nos pediram após a primeira votação e, sem qualquer fundamento, voltaram a chumbar. Isto é pura e simplesmente politiquice”, diz o presidente de Câmara.

Adelino Soares foi eleito em minoria para o seu primeiro mandato autárquico e agora, neste segundo mandato, regressa a essa situação por decisão própria. O executivo camarário era constituído por dois vereadores do PSD e três vereadores do PS, incluindo o presidente. Agora o PS tem apenas dois vereadores.

O autarca disse que o vereador com quem entrou em rutura “não revelava muito acordo com aquilo que estava a ser feito” e adiantou que, depois de lhe retirar o pelouro, as funções estão agora a ser acumuladas por si próprio e pela vereadora Rute Silva, vice-presidente da Câmara.

Mas a questão que está por trás de toda a situação é o mau relacionamento entre a Concelhia do PS de Vila do Bispo e o presidente da Câmara, o também socialista Adelino Soares.

É que este mau relacionamento, além de ter levado o edil Adelino Soares a retirar os pelouros e a confiança política ao vereador Afonso Nascimento, também do PS, fez ainda com que, na Assembleia Municipal, se passasse algo de insólito: foram os votos do PS, partido que detém a maioria neste órgão e na Câmara, a chumbar o Orçamento Municipal, duas vezes seguidas.

Câmara de Vila do BispoAdelino Soares não se incompatibilizou apenas com o vereador Afonso Nascimento. Também entrou em rota de colisão com o presidente da Concelhia do PS, Nuno Amado, que é igualmente presidente da Assembleia Municipal.

Daí que a questão esteja agora a ser avaliada a nível da Federação do PS/Algarve. António Eusébio, líder dos socialistas algarvios, disse ao Sul Informação que, “neste momento ainda nada está definido a nível interno do partido, ainda estamos a trabalhar na solução”.

“Durante esta semana, estamos a promover conversações com ambas as partes, para tomarmos depois uma decisão”, acrescentou António Eusébio.

Apesar do ambiente de crispação que se vive em Vila do Bispo, com a oposição a esfregar as mãos de contente com esta guerra que divide os socialistas, o presidente do PS/Algarve diz: “ainda tenho alguma esperança de que as coisas se possam resolver”.

O executivo de Vila do Bispo ficou minoritário em plena batalha pelo Orçamento Municipal. “É uma situação que estamos a tentar resolver. Na primeira votação [chumbo], obrigaram-nos a colocar no orçamento determinados valores, enquanto determinadas rubricas foram reforçadas. Fizemos tudo o que nos tinham pedido e agora, sem qualquer fundamentação, voltaram a chumbar”, explicou Adelino Soares.

O presidente da Câmara de Vila do Bispo tem andado em consultas com “entidades que supervisionam as autarquias locais”, por forma a encontrar uma solução orçamental. “Neste momento, não sei o que fazer. Vamos ver o que terei de fazer numa fase posterior, que não vai depender só de mim”, admitiu o edil.

Apesar do momento politicamente sensível, Adelino Soares garantiu que a Câmara de Vila do Bispo não está parada. “Trabalhamos com o orçamento do ano anterior e vamos continuar a trabalhar”, garantiu o autarca.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Vereador eleito pelo PS em 2013, candidata-se a Vila do Bispo como independente…com apoio do PSD

Entrou na política pela mão do antigo presidente da Câmara Gilberto Viegas (PSD), foi

Sul Informação

Festival de Observação de Aves de Sagres recebe Menção de Mérito em concurso nacional

O Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza de Sagres recebeu uma

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos inspeciona 10 escolas de surf

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, no dia 21 de Junho, uma