Um protocolo destinado a desenvolver uma candidatura para a pré-qualificação de parcerias no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC), para o período de 2014-2020, foi assinado a 11 de Fevereiro, em Portimão.
Para isso, e de acordo com as regras das candidaturas, foi constituído um Grupo de Ação Local Urbânima Portimão, a quem competirá definir uma estratégia de desenvolvimento local representativa do território abrangido, o concelho de Portimão.
As entidades que compõe a o GAL Urbânima Portimão são a Câmara Municipal de Portimão, o Centro de Apoio a Idosos de Portimão (que é a entidade gestora da candidatura), o Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Santa Casa Misericórdia de Portimão, a Agência de Desenvolvimento do Barlavento, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portimão, o Agrupamento de Escolas Engenheiro Nuno Mergulhão, o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes, a COFAC – Cooperativa de Formação e Animação Cultural (ISMAT), o CLCC – Centro de Línguas, Cultura e Comunicação, a Academia de Música de Lagos e o Clube Naval D. João II de Alvor.
O acordo tem como objetivo que as entidades possam candidatar-se a apoios comunitários que incidem na promoção da inclusão social, através do combate a problemas de pobreza, de exclusão social e de abandono escolar, com ênfase em medidas de Inovação e empreendedorismo social em territórios urbanos desfavorecidos.
As principais áreas de intervenção serão a concessão de apoio ao desenvolvimento dos viveiros de empresas e o apoio à atividade por conta própria, às microempresas e à criação de empresas, inclusão ativa, com vista à promoção da igualdade de oportunidades e da participação ativa e a melhoria da empregabilidade, redução e prevenção do abandono escolar precoce, e ainda criação de emprego por conta própria, empreendedorismo e criação de empresas.