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dieselCom uma quota de mercado de 72%, Portugal ocupa o primeiro lugar mundial no que diz respeito aos veículos particulares novos a diesel.

Inventados na Europa, os automóveis a diesel foram-se desenvolvendo tecnológica e comercialmente e têm hoje uma penetração de 55% no mercado europeu de veículos de passageiros. Esta é uma das conclusões do Caderno Automóvel 2015, o estudo Observador Cetelem que se dedica à análise do mercado automóvel.

Portugal, França, Espanha e Bélgica são os mais adeptos da tecnologia diesel, com uma penetração superior a 65%.

O cenário é bastante diferente na Europa do Leste, onde esta tecnologia não tem tanta notoriedade: na Polónia, as vendas de veículos a diesel são inferiores a 40%.

Em todo o mundo, apenas a Turquia apresenta taxas de penetração semelhantes às da Europa Ocidental, com uma quota de diesel que se situa nos 59%.

Nesse país, que apresenta uma fiscalidade favorável para o diesel, os impostos sobre os combustíveis são, por outro lado, os mais elevados: os automobilistas turcos apresentam, por isso, uma sensibilidade extrema ao custo que o combustível representa nas suas despesas com os automóveis, o que explica a sua preferência pelo diesel.

Já nos Estados Unidos, país da gasolina por excelência, o diesel é ainda pouco representativo, com uma taxa de penetração que se situa nos 3%. Ainda assim, esta tecnologia tem apresentado uma franca progressão, com um crescimento de mais de 30% entre 2012 e 2013.

Noutros países, como o Japão, a China e o Brasil, a quota do diesel é praticamente inexistente. No arquipélago nipónico, esta tecnologia tem uma imagem negativa desde os graves problemas de poluição dos anos 90, estando proibida em algumas cidades.

A preparação de Ricardo Leal dos Santos, tendo em vista a sua paPor outro lado, os construtores japoneses têm concentrado os seus esforços no desenvolvimento de sistemas de propulsão alternativos, nomeadamente híbridos.

Também na China, o diesel tem uma reputação de fraca qualidade, à qual acresce um défice de abastecimento. No Brasil, o diesel é pura e simplesmente proibido para veículos de passageiros, só sendo permitida a sua utilização a veículos comerciais.

As análises económicas e de marketing, bem como as previsões, para o Caderno Automóvel 2015, foram efetuadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria BIPE.

Os inquéritos de campo ao consumidor foram conduzidos pela TNS Sofres, durante o mês de julho de 2014, em catorze países (Bélgica, Alemanha, Espanha, França, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, Turquia, Japão, Estados Unidos, Brasil, China e África do Sul), com amostras representativas das populações nacionais, num total de 7.550 pessoas questionadas pela Internet.

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