As equipas de ciclismo algarvias Louletano-Ray Just Energy e Team Tavira apresentaram este sábado as respetivas equipas e apontaram ao topo, na época que irá começar.
Tanto em Loulé, como em Tavira, a ambição passa por vencer a Volta a Portugal e acumular o maior número de vitórias possível, em todas as competições.
O primeiro clube a apresentar a formação para a época de 2015 foi o Louletano-Ray Just Energy, numa sessão que teve lugar no sábado de manhã.
«As expetativas são sempre grandes. Somos sempre otimistas a pensar e a tentar lutar por vitórias. Reunimos um grupo que tem as condições para discutir a maior parte das provas em Portugal e lá fora também. As expetativas passam por ter o maior número de vitórias possível e estar ao mais alto nível ao longo de toda a temporada», ilustrou o diretor desportivo do clube de Loulé Jorge Piedade.
«A Volta a Portugal é o nosso objetivo e o objetivo de todas as equipas profissionais do pelotão português. Por isso, é um objetivo difícil, devido à concorrência, à dureza da prova, ao calor intenso do mês de agosto. Mas estaremos lá para a discutir», acrescentou. Jorge Piedade aponta os nomes de Hugo Sabido, Marcos Garcia e Sandro Pinto, considerando que são «três corredores que podem entrar, seguramente, na discussão pelo triunfo na Volta a Portugal».
«Temos um grupo homogéneo: do ‘sprinter’ Vicente de Mateos aos trepadores Hugo Sabido, Marcos Garcia e Sandro Pinto, sem esquecer que o Hugo e o Jose de Segovia são especialistas no contrarrelógio. Um grupo bastante equilibrado, para podermos estar na frente de todas as batalhas», considerou Jorge Piedade.
Em Tavira, na apresentação que também decorreu ontem, mas à tarde, a grande novidade foi o regresso de Ricardo Mestre, o que eleva as esperanças da equipa de acumular bons resultados. Depois de dois anos a alinhar por equipas internacionais, o “filho pródigo” regressa a casa e volta a vestir as cores da equipa pela qual venceu a Volta a Portugal, em 2011.
Uma contratação que, segundo o diretor desportivo do Team Tavira Vidal Fitas «nada tem a ver com nostalgia», mas sim com a qualidade de Ricardo Mestre, «enquanto ciclista».
Na equipa tavirense, as atenções também estão focadas em Manuel Cardoso, outro dos nomes que a direção desportiva espera que possam trazer alegrias à equipa.
Daniel Mestre (Por), David Livramento (Por), Diogo Nunes (Por), Fábio Rodrigues (Por), Henrique Casimiro (Por), João Pereira (Por), João Rodrigues (Por), Rafael Reis (Por) e Valter Pereira (Por) completam a equipa tavirense.
Já a equipa de loulé é composta por André Evangelista, Dominic Mestre, Hugo Sabido, Iuri Jorge, José de Segovia, Marcos Garcia, Micael Isidoro, João Benta, Rui Rodrigues, Sandro Pinto, Vicente de Mateos e Vítor Valinho.
Entretanto, já está confirmada a presença da equipa louletana em várias provas no país vizinho, nomeadamente a «Volta a Castilla e Leon, Prémio Miguel Indurain, Volta a Rioja, Volta a Madrid e a Volta às Astúrias», segundo Jorge Piedade.