A Cooperativa de Educação Cooperação e Desenvolvimento ECOS promoveu um encontro entre organizações da sociedade civil de Portugal, Alemanha, Eslovénia, Polónia e Lituania na cidade polaca de Rybnik, no âmbito do projeto «Round-trip».
A associação algarvia é a coordenadora deste projeto europeu, que visa desenvolver metodologias inovadoras na área da participação democrática.
O encontro dos dias 12 e 13 de fevereiro teve como principal objetivo finalizar os preparativos para o lançamento deste projeto.
A partir de agora, serão lançados uma série de seminários locais, que levarão as entidades participantes aos diversos países envolvidos no «Round-Trip». Para o Algarve, está já agendada uma conferencia internacional sobre a temática, em novembro.
«Os eventos do projeto serão uma oportunidade de partilha de informação e experiências, debate e reflexão conjunta, por parte de cidadãos e autoridades públicas dos cinco países. Estes atores serão também convidados a formular recomendações com vista à melhoria dos mecanismos existentes e a propor novas abordagens que estreitem a sua relação e potenciem uma maior participação de todos na tomada de decisões públicas», explicou a ECOS, numa nota de imprensa.
Durante o encontro em Rybnik, que os parceiros reuniram-se com o presidente e vice-Presidente do Município com quem debateram os principais desafios no envolvimento dos cidadãos no poder local.
Os interessados em obter mais informações sobre o projeto «Round-Trip: A Citizens Participation Journey Between Local and European Levels», podem entrar em contacto com a coordenação do projeto através do email joana.franco@ecos.pt.