O Duo Contracello, formado por Miguel Rocha (violoncelo) e Adriano Aguiar (contrabaixo), vai atuar este sábado na Igreja da Misericórdia, de Tavira, às 18 horas, em mais uma sessão do ciclo «Música nas Igrejas».
A formação musical, fundada em 1993 e conhecida pela versatilidade interpretativa, apresenta um vasto repertório, que se estende de Couperin a Berio, e tem vindo a ser enriquecido com obras originais dedicadas ao Duo, nomeadamente, por António Vitorino D’ Almeida (Toccata Dupla), Paulo Jorge Ferreira (Duplum), César Viana (L’ Eau qui Dort), Isabel Soveral (Anamorphoses VIII) e Sérgio Azevedo (Divertimento Concertante e Sonatina Bassa).
Desde a sua formação, o Duo Contracello apresentou-se não só em Portugal, mas também em diversos países, como Espanha, França, Suíça e Estados Unidos da América.
Em 1996, lançam o seu primeiro trabalho discográfico «Duo Contracello I, CD Númerica 1055», o qual contou com o apoio do Ministério da Cultura e incluiu as obras de Joseph Bodin de Boismortier, Ignaz Pleyel, Gioacchino Rossini e Alexandre Delgado.
Em 2006, surge o seu segundo CD “Duo Contracello II” com composições de Couperin, Keyper, Mozart, Boukinik e Carlos Azevedo.
O Duo Contracello tem sido financiado através de concursos da Direção Geral das Artes (Dgartes) e encontra-se a concretizar o projeto “Música portuguesa para violoncelo e contrabaixo- concertos e edição discográfica”.
Miguel Rocha e Adriano Aguiar vêm a Tavira para participar no «Música nas Igrejas», ciclo de concertos que visa dinamizar o património edificado, bem como promover o gosto pela música. Os concertos ocorrem todos os sábados e destinam-se ao público em geral.