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Turistas no Aeroporto de FaroSe uma companhia aérea quisesse abrir uma nova rota entre Faro e São Petersburgo, na Rússia, que funcionasse todo o ano, e garantisse a sua manutenção durante três invernos, com uma taxa de ocupação na ordem dos 85 por cento num avião de 185 lugares, receberia um incentivo de 780 mil euros da ANA Aeroportos para o fazer.

Este é apenas um exemplo do modo como funcionará o Plano de Incentivos a companhias aéreas que a empresa que gere os Aeroportos portugueses apresentou esta terça-feira, em Lisboa, e que estará em vigor entre abril de 2015 e novembro de 2016.

E já há novidades, no que toca a novos voos para o Algarve. Na apresentação feita pela ANA Aeroportos, ontem, além da já anunciada rota para Barcelona, que será lançada a 20 de junho, é dada como certa a abertura de novas rotas para Madrid e Praga, na República Checa, no verão de 2015. No caso da capital de Espanha, a rota já dada como certa pelo presidente da Região de Turismo do Algarve há um mês.

Quanto ao Plano de incentivos, abrange todos os Aeroportos do Continente e Ilhas, excepto o de Lisboa, visa aumentar o tráfego nas infra-estruturas aeroportuárias. Para isso, há incentivos não só para quem criar novas rotas, mas também para quem aumentar o número de frequências ou, até, para as companhias aéreas que aumentem o número de passageiros transportados, em rotas já existentes, seja pelo aumento da taxa de ocupação ou pelo aumento da capacidade da aeronave nas operações já existentes.

Em Faro, será dado um incentivo que varia entre um e três euros por passageiro às companhias que conseguirem aumentar o número de passageiros transportados em voos já existentes. Já os que aumentarem as frequências, ou sejam, o número de voos regulares, de uma rota que já exista, podem vir a receber até 9,5 euros por pessoa. Para as companhias que criarem novas rotas, os incentivos variam entre 1,5 e 11,5 euros por passageiro.

Variação prevista 2014-15  número passageiros Aeroportos PortugalA dimensão do apoio varia consoante diversos fatores, como a sazonalidade, a taxa de ocupação e o mercado emissor de turistas.

Com estas medidas, a ANA Aeroportos conta conseguir um crescimento sustentado nas operações dos diferentes Aeroportos. No caso de Faro, o crescimento para 2015 é de 1,7 por cento, para cerca de 6 milhões e 218 mil passageiros.

Em 2014, a infraestrutura aeroportuária algarvia já havia batido o recorde absoluto de passageiros transportados, mais de 6 milhões e 166 mil passageiros.

Para tentar atingir (ou ultrapassar) esta meta, o Aeroporto de Faro conta não só com as três novas rotas para Barcelona (Vueling), Madrid (Air Nostrum) e Praga (Travel Service), mas também com o aumento das operações em outras tantas rotas já existentes.

As rotas para Estocolmo, na Suécia (SAS Airlines), para Dusseldorf, na Alemanha (German Wings) e Zurique, na Suiça (Air Berlin), serão reforçadas pelas companhias que as promovem.

 

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