Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

investigamos_portugalO Centro Ciência Viva de Lagos promove, no sábado, 14 de Março, às 15h00, mais um Café de Ciência, desta vez tendo como tema «A Gripe A no Laboratório».

Maria João Amorim irá falar sobre a investigação de que faz em Portugal na área do vírus da Gripe, como é investigar em Portugal e como esta investigação tem impacto nas vidas de todos.

«Vamos descobrir como é o vírus da gripe mas desta vez quando este está num laboratório», desafia o CCV de Lagos. A iniciativa tem entrada gratuita.

Neste mesmo dia, o Centro Ciência Viva de Lagos irá revelar os resultados do Concurso de Micronarrativas sobre a Gripe, lançado junto das escolas do Algarve. Os membros do Júri estarão presentes para revelar as três Micronarrativas vencedoras e fazer a entrega dos prémios.

Está ação enquadra-se no Projeto Saúde a 4 Tempos, apoiado por um prémio da Fundação Calouste Gulbenkian, que o Centro Ciência Viva de Lagos está a implementar no decorrer de 2015.

O projeto inclui atividades que visam divulgar e fomentar o debate esclarecido sobre diversas áreas da Saúde, abordando quatro temáticas vinculadas às quatro estações do ano: na Primavera, as Alergias, no Verão, a Pele, no Outono, a Desordem Afetiva Sazonal, e no Inverno, a Gripe.

A convidada deste sábado, Maria João Amorim, é Investigadora Principal no Instituto Gulbenkian de
Ciência, em Portugal. O seu grupo dedica-se ao estudo do vírus da gripe A, um importante vírus para a saúde pública humana, causador de epidemias anuais e pandemias recorrentes.

O interesse na interação entre o vírus e as células foi já tópico da sua tese de doutoramento que realizou na Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Além desta sua especialização, trabalhou noutras áreas científicas e supervisionou vários estudantes, tendo um gosto especial pela transmissão de conhecimento e formação de novos cientistas.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Conselho Geral da UAlg já escolheu membros externos e apostou forte na área empresarial

Os dez membros externos que vão pertencer ao Conselho Geral da Universidade do Algarve,