Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Antonio Sampaio da NovoaAntónio Sampaio da Nóvoa, ex-reitor da Universidade de Lisboa, vai ser o próximo “Doutor Honoris Causa” da Universidade do Algarve. A proposta de atribuição deste prestigiante grau foi aprovada ontem pelo Senado Académico da UAlg.

Esta proposta foi apresentada pelo Departamento de Psicologia e Ciências da Educação da Faculdade de Ciências Humanas e Socias (FCHS), num processo que se iniciou em outubro de 2014 e que culminou ontem, dia 18 de março, com a sua aprovação em Senado Académico.

A data da cerimónia de outorga do grau honorífico será anunciada, em breve, pelo reitor da Universidade do Algarve, António Branco.

Na intervenção no Senado, o reitor destacou o grande relevo do papel desempenhado por António Nóvoa em defesa da Ciência, da Cultura e da Educação, enquanto eixos essenciais da Democracia, aproveitando para estabelecer uma relação de grande coerência entre esta decisão do Senado e as linhas principais do Plano Estratégico da Universidade do Algarve, recentemente aprovado pelo Conselho Geral.

António Manuel Seixas Sampaio da Nóvoa doutorou-se, em 1986, em Ciências da Educação (História da Educação) pela Universidade de Genève e, em 2006, em História (História Moderna e Contemporânea) pela Universidade de Paris IV – Sorbonne.

Consultor do Presidente da República para a Educação, entre 1996 e 1999, tem uma vasta obra científica e várias colaborações com universidades europeias e norte americanas.

Foi agraciado com diversos prémios e distinções, com destaque para a Ordem do Rio Branco, pelo Presidente da República Federativa do Brasil, e a Grã-Cruz da ordem da Instrução Pública, pelo Presidente da República portuguesa, em 2005. Mais recentemente (2014) foi o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra, “pela sua notável carreira e trabalho desenvolvido na área da Educação”.

Ainda recentemente, desempenhou uma missão internacional da UNESCO junto do Governo brasileiro e foi Professor Visitante da Universidade de Brasília.

De regresso a Portugal, foi nomeado para dirigir a iniciativa Políticas Públicas, da Universidade de Lisboa, através da qual se pretende discutir “políticas eficazes e promotoras do desenvolvimento de Portugal”.

 

Atualizado no dia 21 de Março, acrescentando mais pormenores

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Fotografias inéditas do Algarve dos anos 60 e 70 dão origem a livro

«Algarve 63», um livro que reúne fotografias do irlandês Tim Motion, que viveu no

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Centro de Arqueologia da Universidade do Algarve ganha financiamento para projeto inédito

O Centro Interdisciplinar em Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), da Universidade do