Os formandos do curso de Animação Turística, Património e Empreendedorismo apresentaram, a 13 de Março, o seu trabalho final, denominado “Circuito Lagos Cidade Histórica”, que consistiu na realização de um percurso turístico para dar a conhecer diversos locais reveladores da importância histórica da cidade de Lagos enquanto antiga praça militar e enquanto cidade dos Descobrimentos.
O curso foi realizado pela Associação Vicentina, no âmbito do Acordo de Cooperação celebrado com a Delegação Regional do Algarve do IEFP para a ativação de desempregados através da medida Vida Ativa.
A medida Vida Ativa visa promover a aprendizagem ao longo da vida , a empregabilidade e a competitividade das empresas, integrando desempregados em ações de formação de curta e média duração , capitalizáveis em processos de certificação profissional.
Em 2014, esta medida abrangeu, na região do Algarve, quase 15 000 formandos desempregados.
Com uma duração de 250 horas , o curso foi frequentado por 25 formandos que, segundo o IEFP, «melhoraram a sua empregabilidade, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências empreendedoras e a aquisição de conhecimentos no âmbito da animação turística relacionada com o património local».
Participaram neste evento, que atravessou a zona histórica da cidade, os formandos e formadores envolvidos no curso, bem como Carlos Baía, delegado regional do Algarve do IEFP, Aura Fraga, diretora da Associação Vicentina, Hugo Pereira, vice-presidente da Câmara de Lagos, a vereadora Maria Fernanda Afonso, Carlos Saúde, presidente da União de Freguesias de Lagos , e ainda a diretora e o diretor adjunto do Centro de Emprego e Formação Profissional do Barlavento, Madalena Feu e Álvaro Henrique, respetivamente, entre outras entidades.
No final do percurso, foi notória a satisfação dos participantes, refletida nas palavras de Carlos Baía, Aura Fraga e Maria Fernanda Afonso, dirigidas a formandos e formadores.