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A 0971A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) vai investir, até Junho deste ano, dois milhões de euros em melhoramentos nos Portos Comerciais de Portimão e Faro. Os investimentos são ainda financiados no âmbito do PO Algarve 21, daí o prazo máximo para a sua conclusão.

Em Portimão, estão a ser reabilitados o cais flutuante Bartolomeu Dias e o cais RO-RO.

No que diz respeito ao cais Bartolomeu Dias, situado na zona ribeirinha da cidade de Portimão, a APS explicou ao Sul Informação que «os trabalhos englobados nesta empreitada constam da requalificação do cais, de forma a garantir as suas condições de segurança e de funcionalidade, presentemente deficitárias, e a prolongar a sua vida útil com o objetivo de reforçar a sua função catalisadora da náutica de recreio nesta frente ribeirinha».

Porto de Portimão_navio cruzeiros atracadoQuanto ao cais RO-RO, que se situa na margem direita do rio Arade, um pouco a norte do cais comercial e de cruzeiros do porto de Portimão, nos últimos anos, «tem vindo a ser utilizado para a movimentação de passageiros, quer no âmbito da ligação por ferries no itinerário Portimão/Ilha da Madeira/Canárias, quer funcionando como infraestrutura de apoio aos passageiros dos navios de cruzeiros, ficando estes navios estacionados fora do cais, pelo que o movimento de desembarque/embarque é realizado por tenders neste cais».

Ora, admite a APS, «presentemente, este cais não apresenta boas condições de segurança para receber os passageiros, nomeadamente aqueles com mobilidade reduzida, devido à existência de obstáculos na atual estrutura desse piso». Os trabalhos previstos passam por eliminar esses obstáculos e revestir o piso com um deck em madeira exótica na área de desembarque e embarque de passageiros.

Outro investimento importante no Porto Comercial de Portimão tem a ver com a reformulação e requalificação da Gare Marítima.

A APS explica que o Cais Comercial do Porto de Portimão, nos últimos anos, «tem vindo a ser utilizado pelos navios de cruzeiros, justificando-se a realização de melhorias nas suas instalações em terra, dado estas não garantirem a funcionalidade necessária ao apoio de serviços e controlo alfandegário, assim como o cumprimento da legislação em vigor no âmbito das acessibilidades (DL 163/2006 de 8 de Agosto), nomeadamente nas instalações sanitárias da Gare Marítima de Portimão».

Além disso, todo o edifício será alvo de uma «pintura geral exterior».

 

Faro prepara-se para também receber navios de cruzeiro

Porto-de-Faro_201Menos vultuosos serão os investimentos no Porto Comercial de Faro, onde, de qualquer modo, decorre uma «reparação de emergência do abatimento e caminho de rolamentos dos guindastes», bem como o «ordenamento e requalificação» da sua área de jurisdição.

Com estas obras, a Administração dos Portos, pretende «alargar as atuais valências [de Faro] ao setor da atividade de cruzeiros turísticos e da náutica de recreio» e «melhorar as condições de operacionalidade e de segurança dos diversos tipos de tráfego que utilizem o porto».

O projeto de requalificação e ordenamento permitirá, esclareceu a APS em informação enviada ao nosso jornal em resposta a perguntas formuladas, «compatibilizar as operações de navios de carga e de passageiros nos 200 metros do atual cais comercial, criando as condições para o desenvolvimento da atividade de cruzeiros turísticos, da maior importância económica para o município e a região onde o porto se insere».

O atual projeto permitirá, em paralelo, que a atividade comercial do porto se passe a efetuar «em melhores condições de operacionalidade, aumentando, assim, os seus níveis de eficiência, situação imprescindível para a fidelização dos tráfegos atuais, principalmente associados a indústrias de elevado valor acrescentado para a região, e para a captação de novos tráfegos».

A APS acrescenta que, com o ordenamento do espaço portuário, serão, também, criadas as condições para o seu futuro loteamento», de modo a permitir a instalação, por exemplo, de empresas ligadas ao setor náutico.

Alguns dos investimentos previstos neste pacote promovido pela APS, com apoio através do PO Algarve 21, beneficiam ambos os portos algarvios. É o caso da implementação de sistemas operacionais de supervisão e segurança».

Porto Comercial de FaroOs trabalhos a efetuar nesta área têm como finalidade «dotar os portos de melhores condições de operacionalidade e segurança, estando prevista a instalação de AIS Base Station para monitorização dos navios, Controlo de Acessos às áreas restritas, Vídeo Vigilância com Network Video Recorder e Instalação de novas estruturas VHF e UHF integradas com Sines».

Ao nível da proteção ambiental, serão renovados os atuais equipamentos, com a aquisição de barreiras de contenção, recuperadores e auxiliares, tanques temporários, absorventes e dois veículos polivalentes de combate à poluição.

A APS acrescenta, por último, que, «para agilizar ao máximo os processos de gestão e de segurança, há que aumentar a capacidade de comunicação pelas diversas vias». Assim, será desenvolvida a infraestrutura, nomeadamente a rede informática, aquisição de datacenters, nova rede telefónica, sistema de WiFi para colaboradores e passageiros do porto de Portimão e promovido o desenvolvimento de uma nova solução flexível de gestão de conteúdos na internet (portodesines.pt, portodefaro.pt e portodeportimao.pt).

sulinformacao

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