Os organizadores do Campeonato Europeu de Fórmula 3 escolheram o Algarve para acolher a nona prova da competição, em 2015, em detrimento da Rússia, para onde o evento chegou a estar previsto.
A prova decorrerá no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, de 4 a 6 de Setembro.
A mudança do Leste europeu para o Algarve terá sido forçada pelas equipas e pilotos, descontentes com a logística necessária para correr na Rússia e os custos envolvidos, bem como com a instabilidade vivida naquela zona do globo. Na época passada, três equipas de topo já se haviam recusado a fazer a deslocação, por estas razões.
A partir daí, a Federação Internacional de Automobilismo começou a procurar alternativas e a escolha acabou por recair no Algarve. A confirmação da realização da prova foi dada esta segunda-feira, pelos organizadores, à Parkalgar, que gere o Autódromo do Algarve.
Aproveitando a deslocação ao Algarve, a FIA decidiu, ainda, marcar para o mesmo circuito os treinos oficiais de meio da época. Neste caso, ainda não há certeza absoluta de quando as diferentes equipas rumarão a Portimão, mas tudo indica que seja nos dias 1 e 2 de Setembro.
Segundo revelou ao Sul Informação a porta-voz da Parkalgar, apenas está garantida a prova de 2015. Mas, «tendo em conta que foram os próprios pilotos e equipas a pressionar a organização para deixar cair a prova da Rússia e optar pelo Algarve», há razão para ter esperança de um regresso da competição ao Algarve, em anos vindouros.
A prova de F3 vai ser realizada em conjunto com outro evento, o Blancpain Sprint Series de Grand Tourism, que já estava agendado para o mesmo fim-de-semana.
Esta é uma boa notícia para os amantes da modalidade portugueses, que veem regressar ao Algarve a Fórmula 3, considerada por muitos a antecâmara da Fórmula 1.
Em 2009, o circuito de Portimão havia recebido uma prova da F3 britânica e visto brilhar os pilotos Jules Bianchi (que, entretanto, sofreu um grave acidente, numa prova da Fórmula 1) e Daniel Ricciardo.