Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

???????????????????????????????Lavar as mãos pode parecer um gesto muito simples, mas a verdade é que pode salvar vidas, quando se fala de infeção associada aos cuidados de saúde.

Precisamente para passar a mensagem sobre a importância do cumprimento das precauções básicas de isolamento (Norma da Direção Geral da Saúde), o Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) está a desenvolver, ao longo desta semana, uma ação de sensibilização dirigida sobretudo aos visitantes, com principal ênfase na higiene das mãos, para evitar a transmissão de microrganismos.

Desenvolvida pelo Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo da Infeção e da Resistência aos Antimicrobianos do CHAlgarve, e com a colaboração dos alunos de enfermagem da Escola Superior de Saúde da Universidade do Algarve, a ação convida os visitantes a desinfetar as mãos com uma solução antisséptica de base alcoólica, passando-as depois por uma luz ultravioleta para verificar a eficácia da técnica utilizada.

Em paralelo, são distribuídos folhetos informativos e explicadas as precauções básicas de isolamento.

A campanha tem vindo a registar uma elevada adesão por parte dos visitantes, que se mostram bastantes surpreendidos com os resultados deste “simples teste” à higiene das mãos.

Esta ação desenvolvida nas unidades hospitalares que integram o CHAlgarve insere-se no âmbito da campanha mundial «Save lives: Clean your hands», promovida pela Organização Mundial de Saúde.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada