Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dia Internacional dos Museus 2015 v_2A abertura da exposição “Há mais de 25 anos a conservar e a restaurar”, às 21h00, seguida de um recital com Carla Pontes (soprano) e Cristina Silva (piano), às 21h30, é a forma de o Museu Municipal de Arqueologia de Silves assinalar, a 16 de Maio, a Noite dos Museus.

Já no Dia Internacional dos Museus, 18 de Maio, todos os visitantes terão entrada gratuita no Museu de Arqueologia, podendo fazer uma visita acompanhada por personagens da nossa História, entre as 10h00 e as 20h00.

Neste espaço haverá também lugar para as atividades infanto-juvenis “Como era dura a vida na pré-história”, às 10h30, e “Do puzzle ao objeto”, às 14h30.

A programação continuará pela tarde fora, com a inclusão de uma tampa sepulcral medieval na exposição permanente do Museu da Arqueologia, às 16h00, e com a disponibilização de informação do Museu através do sistema QR Code, às 17h00. As comemorações terminam às 18h00 com uma palestra sobre técnicas tradicionais de captação de água, por José Paulo Monteiro, da Universidade do Algarve.

Por outro lado, em São Bartolomeu de Messines, também o Museu do Traje e das Tradições dinamizará neste Dia Internacional dos Museus as atividades infanto-juvenis “À descoberta do Museu” e “Lendas e fantochadas” que irão decorrer, respetivamente, às 10h30 e 14h30.

O Dia Internacional dos Museus foi criado pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus), há cerca de 38 anos, com o intuito de sensibilizar o público para o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. Tendo em vista conferir um sentido universal às comemorações, todos os anos o ICOM adota uma temática comum a todos os países, sendo temática deste ano “Museus para uma sociedade sustentável”.

Todas as atividades agendadas são de carácter gratuito.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

“Agosto Azul” inspirado na luz do Algarve mostra-se no Museu de Portimão

A exposição de pintura “Agosto Azul”, de Kerstin Wagner, inspirada nas tonalidades e vibrações

Sul Informação

Mário Laginha é «ainda mais louletano» depois de visitar exposição sobre arqueologia de Loulé em Lisboa

Mário Laginha até nasceu em Lisboa, mas é filho de mãe louletana. Os laços

Sul Informação

Feira Medieval de Silves mostra-se em exposição fotográfica pela cidade

A exposição “Memórias Recentes de um Passado Longínquo” mostra, em fotografias, o que é