A Orquestra de Jazz do Algarve abriu candidaturas para três novos cursos na área do Jazz e música moderna, que se vão iniciar no ano letivo de 2015/2016. Os cursos resultam de uma parceria com a ETIC Algarve.
A iniciativa integra-se no programa de atividades da EJMMA – Escola de Jazz e Música Moderna do Algarve da OJA. Esta Escola funciona, deste setembro último, no concelho de Lagoa, devido à existência da Residência Artística da OJA naquela cidade.
Estes novos cursos são segundo a OJA, «inovadores no Algarve pela pedagogia e proximidade de ensino utilizados, bem como pelo espírito criativo promovido pela ETIC Algarve» e contam com alguns músicos da OJA e com alguns reputados profissionais do panorama nacional do jazz, vindos de vários pontos do país, no seu painel de formadores.
Os cursos de Instrumentista – Iniciação ou Aperfeiçoamento – ambos com a duração de 1 ano, destinam-se a alunos com formação a partir do ensino secundário ou percurso e experiência profissional relevantes para o curso.
O curso de Jazz e Música Moderna, tem a duração de 2 anos, e é igualmente destinado a alunos com formação a partir do ensino secundário ou percurso e experiência profissional relevantes. Este curso «pretende capacitar os alunos para a elaboração de Arranjos e liderança de projetos musicais, preparando-os também para o ingresso em estudos académicos».
A admissão é precedida de entrevista pessoal, sendo que existem apenas 16 vagas por curso. Estes cursos também conferem créditos pelo sistema europeu de acumulação e transferência de créditos – ECTS.
Estas formações «prometem ser ecléticas, não restringindo o ensino a um só estilo musical mas percorrendo todo o vasto universo da Música. As sessões serão ministradas nas instalações da ETIC Algarve e no estúdio de som Box Music em Faro».
Para mais informações poderão ser contatadas ambas as entidades, sendo possível consultar a toda informação no website da ETIC Algarve.