Armação de Pêra vai ser a capital da «Caldeirada e do Petisco do Mar», nome do festival que decorrerá nesta localidade do concelho de Silves entre 19 e 21 de junho.
A 17ª edição do evento conta com a participação de 13 restaurantes, que irão promover, segundo a Câmara de Silves, «uma das mais significativas marcas culturais gastronómicas desta Vila».
«A caldeirada, prato emblemático da gastronomia armacenense, e os petiscos que têm origem no mar serão, assim, reis neste festival que convida os visitantes e amantes da gastronomia a experimentar a grande diversidade culinária tradicional de Armação de Pêra», descreve a autarquia, que organiza o evento.
Os estabelecimentos aderentes são: Restaurante “ O Navegante”, Churrasqueira Balbino, Restaurante Rocha da Palha, Churrasqueira “O Casarão”, Restaurante “O Fernando”, Restaurante “O Pelintra”, Restaurante “O Serol”, Marisqueira Hera, Restaurante “O Walter”, Restaurante Estrela do Mar, O Silvense, Restaurante Pôr do Sol e A Tasca.
Para tornar «a experiência ainda mais completa», haverá um passaporte, que será entregue ao público e habilitará os seus portadores a ganhar «um fim de semana (em regime de “Alojamento e Pequeno Almoço”) numa das unidades hoteleiras de Armação de Pêra».
«Aos clientes que se juntarem ao festival e que elejam a caldeirada como prato principal da sua refeição será entregue um magnético com a imagem do Festival e um cupão que, depois de preenchido, deverá ser entregue, juntamente com a fatura da refeição, no restaurante aderente. O sorteio será realizado no dia 30 de junho, pelas 15h00, na junta de freguesia de Armação de Pêra, sendo os vencedores oportunamente anunciados no portal e facebook da Câmara de Silves», segundo a autarquia.
A todos os participantes que completem as quadrículas do passaporte será, ainda, oferecido um bilhete diário que dará acesso à entrada na Feira Medieval de Silves.
A Câmara Municipal de Silves promove, de 19 a 21 de junho, em Armação de Pêra, a XVII edição do Festival da Caldeirada e do Petisco do Mar. A iniciativa conta com a participação de 13 restaurantes e pretende promover uma das mais significativas marcas culturais gastronómicas desta vila.
Além da gastronomia, o festival também terá uma vertente de animação cultural, com a atuação, na área dos restaurantes aderentes, do Rancho Folclórico Amigos de Montenegro na sexta feira, dia 19, das 19h30 às 23h30 e durante o fim de semana, das 12h30 às 15h30 e das 19h30 às 23h30.
No dia 20 de Junho, também haverá um desfile da Orquestra de Percussão Percutunes, entre o Holiday Inn e a Lota, às 21h30. A banda «Flor de sal» encerra o programa, com uma atuação na fortaleza de Armação de Pêra, no domingo, às 21h30. Logo após o espetáculo serão entregues as lembranças a todos os restaurantes participantes pelo Executivo Camarário.