Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

antigo magistério primárioA Câmara Municipal de Faro acaba de anunciar que vendeu hoje, em hasta pública, o complexo composto pelo edifício do Antigo Magistério Primário, seus logradouros e anexos e ainda o edifício que alberga alguns serviços municipais, também na Rua Domingos Guieiro, pelo valor de 1,7 milhões de euros.

O “magistério”, também conhecido por Casa Domingos Guieiro, é um edifício setecentista que há muito se encontrava devoluto e em mau estado de conservação.

Segundo a autarquia, «o seu futuro deverá passar pela reconversão em unidade de hotelaria e restauração de grande qualidade, que deverá contribuir para qualificar ainda mais o centro histórico – área da cidade que vai conhecendo um período de grande dinâmica económica e que atrai cada vez mais visitantes e residentes».

Esta é a quarta tentativa de vender o edifício em hasta pública, desta vez coroada de êxito.

A base de licitação, desta vez, era de 1 milhão de euros. Segundo a edição online do Público, no local da hasta pública estiveram três interessados, tendo João Rodrigues, empresário do setor dos vinhos e um dos três maiores acionistas da SAD do Farense, acabado por fazer a maior licitação, que garantiu a compra.

Para o Município esta é, «naturalmente, uma notícia feliz», pois, além de «uma importante receita extraordinária», a venda «permite ao edifício ganhar uma nova vida, depois de longos anos de inatividade, dando seguimento a um processo de revitalização de toda a Cidade Velha e da Baixa de Faro, claramente em curso».

Hasta publica Magisterio PrimarioPor outro lado, a autarquia considera também que «este é também um importante indicador da revalorização em alta do território do concelho o que, conciliado com o clima de maior confiança económica que se respira, veio a permitir que, à quarta tentativa desde 2010, o Município tenha conseguido alienar este imóvel, para benefício de toda a comunidade».

O quintal do Magistério Primário está a ser usado, desde ontem, por um coletivo de associações culturais algarvias, como espaço cultural, com um vasto programa a decorrer durante o Verão.

 

Notas históricas sobre o Magistério Primário

Também conhecido como Casa de Domingos Guieiro, este edifício notável de Faro “ocupa o gaveto da Rua Domingos Guieiro e do largo D. Afonso III. Supõe-se que aqui esteve instalada a sede do primeiro Governo civil do Algarve. Nos finais do Séc. XIX, pertenceu a Domingos Guieiro e, após a sua morte, em 1913, passou para a Santa Casa da Misericórdia. A partir dos anos 50 [do Séc. XX] funcionou nela a Escola do Magistério Primário (…).
A fachada remonta à segunda metade do Séc. XVIII, tendo o restante edifício sido profundamente remodelado por Domingos Guieiro.
É ainda de realçar o vasto quintalão e o torreão, que servia de vigia dos barcos, que regressavam da pesca do atum e que através de sinalização, informavam a quantidade obtida.”
A Escola do Magistério Primário de Faro abriu em meados da década 40 do Séc. XX e fechou portas em 1988, quando a atividade se transferiu para a Escola Superior de Educação de Faro.

(in “Faro – Edificações Notáveis”, Prof. Francisco Lameira – Faro, 1997)

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Farol da ilha da Culatra é «um monumento vivo» e quer que toda a gente o saiba

Os 220 degraus que é necessário vencer para chegar ao cimo do Farol do

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto