Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Parque Solar Fotovoltaico AlgarA empresa algarvia Algar já concluiu a instalação de um parque solar voltaico na Estação de Transferência de Faro/Loulé/Olhão, em São João da Venda (Loulé), que irá permitir suprir mais de metade das necessidades energéticas desta sua unidade.

A intervenção, que custou 208 mil euros, permitirá não só poupar na fatura energética e ajudar o ambiente, mas também dar mais conforto aos funcionários da ALGAR, que passam a ter sombreamento nos seus lugares de estacionamento, já que os painéis foram instalados na zona de parqueamento de modo a cumprir esta dupla função.

Como revelou ao Sul Informação o administrador-delegado a ALGAR Macário Correia em Março, esta obra irá permitir à empresa «uma poupança na ordem dos cem mil euros por ano, só nestas instalações».

Em números, e segundo uma nota de imprensa da Algar, o novo parque solar fotovoltaico tem uma «potência instalada de 153.6 kWp», sendo a produção expectável de energia elétrica «de cerca de 266,2 MWh/ano».

«Considerando o investimento de 208 mil eurose uma taxa de comparticipação de 65 por cento com um máximo de apoio de cerca de 132 mil euros do FEDER, o payback esperado é de cerca de 4 anos», revelou a empresa.

«O objetivo global do projeto traduz-se na promoção da eficiência energética com redução dos consumos energéticos de combustíveis fósseis, no uso generalizado de energias renováveis (permitindo a descentralização da produção de energia), a racionalização dos custos e do impacte ambiental (com base nos investimentos em novas formas de energia) e, na redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) contribuindo para a redução dos GEE´s», resumiu a Algar.

O projeto agora concluído foi financiado por fundos europeus, através do Programa Operacional Regional do Algarve – PO Algarve 21.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Empresas algarvias desafiadas a encontrar inovação em si mesmas

Cerca de 260 empresas algarvias, de todos os concelhos da região, foram desafiadas a

Sul Informação

Infralobo oferece rastreio de cancro aos seus trabalhadores

Um rastreio oncológico aos trabalhadores da empresa municipal Infralobo foi feito na semana passada

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da