Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ecopontoA empresa ALGAR lançou uma campanha especialmente orientada a bares, cafés e restaurantes, para tornar mais eficiente a recolha de embalagens de vidro.

A iniciativa «Vidra-te em mim» visa garantir o correto encaminhamento das embalagens de vidro produzidas durante o período de verão do Algarve nos estabelecimentos comerciais canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetaria).

Para incentivar os estabelecimentos comerciais a entrega das embalagens, «serão disponibilizados para o canal Horeca novos ecopontos na via pública, com sistema de baldeamento assistido, disponibilizando-se assim uma maior capacidade de deposição». A ação vai iniciar nos concelhos de Silves e Lagos, «devendo alargar-se posteriormente a toda a região», acrescentou a empresa responsável pela gestão de resíduos no Algarve.

«O projeto pretende promover o desvio dos recicláveis provenientes do comércio e serviços da eventual deposição em aterro, aumentar as quantidades de embalagens recicladas recolhidas, melhorar a qualidade desse material e eliminar a má prática (ambiental e social) da sua deposição à volta dos ecopontos existentes na via pública», explicou a empresa.

«A ALGAR recolhe todos os anos cerca de 12 mil toneladas de vidro nos ecopontos do Algarve que encaminha para reciclagem. Mas, de acordo com a caraterização de resíduos sólidos, 16 mil toneladas destes resíduos de embalagens são colocados incorretamente nos contentores dos resíduos indiferenciados e têm como destino final o aterro sanitário, não sendo por isso reciclados e valorizados ambientalmente», ilustrou.

Esta campanha pretende desviar parte desses resíduos que vão parar ao lixo para os devidos circuitos de reciclagem e reutilização.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Sindicato dos médicos quer «decisões estruturantes» para resolver «situação calamitosa» dos hospitais do Algarve

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM-Algarve) veio a público defender que a «enorme escassez

Sul Informação

PSD/Algarve diz que se vai passar do «grande ao enorme» com a criação do CHUA

O PSD/Algarve defendeu esta sexta-feira, dia 21 de Julho, que a criação do Centro

Sul Informação

Quercus pede ao Governo que interrompa a pesca de sardinha por 15 anos

A associação ambientalista Quercus quer que o Governo siga as recomendações científicas do Conselho