Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

walkin sagresA Walkin’Sagres, empresa de passeios pedestres guiados, sediada no concelho de Vila do Bispo, conquistou o primeiro lugar no concurso “Awards Natural.PT”, da marca Natural.PT. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu no dia 24 de julho, no Palácio da Vila, em Sintra.

A empresa foi criada por Ana Carla Cabrita, natural de Sagres e Guia de Natureza. É também uma das duas autoras do guia «200 Plantas do SW Alentejano&Costa Vicentina», lançado em Janeiro passado.

«É um orgulho receber o 1º Prémio, do 1º Concurso Natural.PT, pelo reconhecimento do projeto Walkin’Sagres pelas suas boas práticas! É o reconhecimento de que faz toda a diferença e vale a pena seguirmos por bons caminhos. E acreditar com força naquilo que fazemos e nos valores pelos quais nos batemos», comentou Ana Carla Cabrita, na sua página de Facebook.

O Concurso Natural.PT visa o reconhecimento de boas práticas em iniciativas que promovam um desenvolvimento sustentável na Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP).

Os prémios foram entregues durante a Feira Natural.PT, que decorreu no Palácio da Vila, em Sintra, tendo a cerimónia contado com a presença do secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel Castro Neto. Cada premiado recebeu uma pedra de calçada, em calcário, da Serra D’Aire e Candeeiros, uma das áreas protegidas nacionais.

premioOs objetivos daquela iniciativa são premiar e reconhecer boas práticas em iniciativas, implementadas na RNAP, que promovam o desenvolvimento sustentável das áreas protegidas, alertando e consciencializando a Sociedade Civil para a importância do desenvolvimento numa ótica de equilíbrio ambiental, económico e social; dar visibilidade às entidades, empresas, pessoas e/ou instituições que identificaram uma oportunidade nas áreas protegidas e que atuaram positivamente na construção do desenvolvimento sustentável; envolver os jovens, tanto a nível individual como a nível associativo, condicionando os seus comportamentos e atitudes, adotando e criando práticas sustentáveis e reforçar a sustentabilidade com vista a uma repercussão positiva no comportamento dos cidadãos e decisores em geral, fazendo da inovação e eficácia um caminho para a sustentabilidade.

À Walkin’Sagres foram reconhecidos todos estes valores e o seu bom desempenho na divulgação de boas práticas na área do Turismo de Natureza. A Câmara Municipal de Vila do Bispo já se congratulou com este galardão atribuído a uma empresa do concelho.

O projeto Walkin’Sagres visa a sustentabilidade e um desenvolvimento que não coloque em causa os valores naturais e culturais desta área protegida, onde para o efeito trabalha apenas com grupos pequenos, oferecendo um produto personalizado.

premio2Este concurso foi uma iniciativa do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE), através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da WWF Portugal e financiado pelo EEA Grants.

 

Lista de premiados na primeira edição do Natural.PT Awards 2015:
1º Prémio – Walkin’ Sagres (Vila do Bispo)
2º Prémio – Portugal Green Walks (Braga)
3º Prémio – Birds and Nature (Lisboa)
Menção honrosa 1 – Centro Ambiental Luso-Espanhol (Miranda do Douro)
Menção honrosa 2 – Azeitona Verde (Marvão)

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Plataforma colaborativa para empresas de animação turística vence “Ideias em Caixa 2016”

O projeto Pluralo, de criação de uma plataforma colaborativa entre empresas de animação turística

Sul Informação

Já abriram as inscrições nas mais de 200 atividades do Festival de Observação de Aves de Sagres

Abriram este sábado as inscrições para as mais de 200 atividades previstas no programa

Sul Informação

Águas do Algarve lança concursos para empreitadas nos concelhos de Albufeira e Castro Marim

A Águas do Algarve lançou dois concursos públicos no dia 6 de Julho, um