Os três tripulantes, de nacionalidade inglesa, do veleiro «Heptarchy», que naufragou ontem à tarde frente à Ilha do Farol, no interior da Ria Formosa, foram resgatados pela lancha salva-vidas.
A operação foi coordenada pelo Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o capitão de Porto da Olhão e o INEM – Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar).
Segundo a Marinha, depois de ter sido recebido o pedido de ajuda, o Capitão do Porto de Olhão enviou de imediato uma lancha da estação salva-vidas SR-37, para o local.
Entretanto, os tripulantes do veleiro foram auxiliados por populares até à chegada do salva-vidas.
Um dos náufragos, que apresentava sinais de hipotermia, foi transportado depois do cais de Olhão para o Hospital de Faro.
O veleiro permanece no local parcialmente afundado e, «por constituir perigo à navegação, foi sinalizado com duas boias amarelas e dois flashes e promulgado aviso à navegação».
A primeira vistoria ao veleiro afundado numa zona próxima da entrada e saída da barra de Faro/Olhão foi feita por mergulhadores da empresa Tunipex, assim como a sua sinalização.