Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Castro Marim_posto turismo_01O antigo Mercado Municipal de Castro Marim, depois de ter estado anos fechado, voltou a abrir portas na sexta-feira, acolhendo agora o Posto de Turismo e ainda espaços de venda de produtos locais.

Os folhetos e guias sobre passeios e monumentos estão agora lado a lado com a flor de sal de Castro Marim, as conservas algarvias, os azeites, os chás, compotas e ervas aromáticas, as bonecas de juta, a cestaria, as rendas de bilros e outros objetos artesanais produzidos naquele concelho do Baixo Guadiana e nos limítrofes.

O novo formato do Posto de Turismo, que pretende também ser «uma montra do melhor que temos para mostrar e que se faz aqui no concelho», como disse o presidente da Câmara, resulta de um protocolo entre a autarquia e a Região do Turismo do Algarve (RTA). «É uma verdadeira simbiose entre RTA e Câmara», salientou Francisco Amaral na inauguração do novo espaço.

Até agora, o Posto de Turismo estava localizado ali perto, mas em instalações bem mais pequenas. «Às vezes já não chegava para as encomendas», disse o presidente da RTA, além de não poder acolher os espaços de promoção e venda dos produtos da terra.

Por isso, a deslocação do Posto de Turismo para este equipamento municipal «contribuirá para a descoberta do património histórico edificado do concelho e permitirá reforçar a qualidade do serviço a prestar aos visitantes».

«Um casamento só existe quando é vontade das duas partes. Foi o que aconteceu com este novo modelo de Posto de Turismo, em que juntámos a vontade da Câmara de Castro Marim com a nossa. A escolha deste antigo mercado, bem situado no centro da vila, foi uma ideia feliz», acrescentou o presidente da RTA.

Castro Marim_posto turismo_13«As pessoas, quando vêm ao Algarve, querem também a diferenciação, conhecer o que é genuíno. Castro Marim, pela sua história, pelo artesanato, pelo sal e salinas, por todos os produtos locais, oferece essa genuinidade», disse Desidério Silva.

E será este modelo de Posto de Turismo para reproduzir noutras localidades do Algarve, perguntou o Sul Informação. «Sim, isto poderia reproduzir-se noutros sítios da região. Aliás, já temos algo de semelhante nos Postos de Turismo de Lagos e de Portimão. O futuro será este, com uma relação muito mais próxima entre RTA e Municípios», concluiu o presidente do organismo máximo do turismo algarvio.

O posto estará aberto sete dias por semana, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, no horário de Verão.

 

Fotos: Elisabete Rodrigues/Sul Informação

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Hotéis algarvios estão mais caros no Verão de 2017

Os hoteleiros algarvios esperam aumentar os preços por quarto no Verão de 2017, mas

Sul Informação

Novo terminal vai poupar «dificuldades» ao Aeroporto de Faro «por bons anos»

«Não vamos ter dificuldades por bons anos», assegurou aos jornalistas o diretor do Aeroporto

Sul Informação

«Ideia» da Câmara e do CCMar para o Porto de Faro gera muitas questões, mas há poucas respostas

Não é um projeto, é «uma ideia», apesar de ter já passado para o