O antigo Mercado Municipal de Castro Marim, depois de ter estado anos fechado, voltou a abrir portas na sexta-feira, acolhendo agora o Posto de Turismo e ainda espaços de venda de produtos locais.
Os folhetos e guias sobre passeios e monumentos estão agora lado a lado com a flor de sal de Castro Marim, as conservas algarvias, os azeites, os chás, compotas e ervas aromáticas, as bonecas de juta, a cestaria, as rendas de bilros e outros objetos artesanais produzidos naquele concelho do Baixo Guadiana e nos limítrofes.
O novo formato do Posto de Turismo, que pretende também ser «uma montra do melhor que temos para mostrar e que se faz aqui no concelho», como disse o presidente da Câmara, resulta de um protocolo entre a autarquia e a Região do Turismo do Algarve (RTA). «É uma verdadeira simbiose entre RTA e Câmara», salientou Francisco Amaral na inauguração do novo espaço.
Até agora, o Posto de Turismo estava localizado ali perto, mas em instalações bem mais pequenas. «Às vezes já não chegava para as encomendas», disse o presidente da RTA, além de não poder acolher os espaços de promoção e venda dos produtos da terra.
Por isso, a deslocação do Posto de Turismo para este equipamento municipal «contribuirá para a descoberta do património histórico edificado do concelho e permitirá reforçar a qualidade do serviço a prestar aos visitantes».
«Um casamento só existe quando é vontade das duas partes. Foi o que aconteceu com este novo modelo de Posto de Turismo, em que juntámos a vontade da Câmara de Castro Marim com a nossa. A escolha deste antigo mercado, bem situado no centro da vila, foi uma ideia feliz», acrescentou o presidente da RTA.
«As pessoas, quando vêm ao Algarve, querem também a diferenciação, conhecer o que é genuíno. Castro Marim, pela sua história, pelo artesanato, pelo sal e salinas, por todos os produtos locais, oferece essa genuinidade», disse Desidério Silva.
E será este modelo de Posto de Turismo para reproduzir noutras localidades do Algarve, perguntou o Sul Informação. «Sim, isto poderia reproduzir-se noutros sítios da região. Aliás, já temos algo de semelhante nos Postos de Turismo de Lagos e de Portimão. O futuro será este, com uma relação muito mais próxima entre RTA e Municípios», concluiu o presidente do organismo máximo do turismo algarvio.
O posto estará aberto sete dias por semana, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, no horário de Verão.
Fotos: Elisabete Rodrigues/Sul Informação