Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

streetfoodOs infetados e familiares de pessoas infetadas pela bactéria salmonella no Street Food Festival, em Portimão, querem que seja aberto um inquérito para averiguar o que «efetivamente aconteceu» e para apurar responsabilidades.

Num abaixo assinado enviado ao Ministro da Saúde Paulo Macedo, os afetados criticam a ação da Delegação de Saúde do Algarve que, alegam, depois de ter conhecimento que havia pessoas intoxicadas, não encerrou o estabelecimento que estava a servir carne contaminada [Mr. Pig], o que levou à contaminação de mais consumidores. 

A atuação da Delegada de Saúde Pública dos Centros de Saúde do Barlavento, Filomena Agostinho, que esteve no local na noite de 30 de julho, e que, não encontrando «nada de anormal com os alimentos que estavam a ser servidos», pediu análises laboratoriais, que vieram a confirmar a presença de salmonella na carne de porco e frango, é alvo de críticas.

Para os signatários, «a Autoridade de Saúde, perante um surto que era conhecido pelas entidades hospitalares às 23h00 do dia 30 de julho, e perante um estado de alarme social, deslocou-se ao local que era claramente identificado como a origem do foco e… não detetou nada de anormal com os alimentos que estavam a ser servidos (!), limitando-se a recolher amostras, cujo resultado se antecipava desde logo que só seria conhecido para lá da data de encerramento do evento».

«Em resultado deste comportamento das autoridades, nos dias seguintes e paulatinamente, todos os serviços hospitalares da região continuaram a ser inundados de doentes que apresentavam os mesmos sintomas, resultantes das mesmas causas», acrescenta o abaixo-assinado.

Os abaixo assinados consideram ainda que «o sistema de saúde nacional, que visa proteger os cidadãos, não funcionou», e que «se na situação que se descreveu tudo correu de acordo com as competências de cada entidade, então é claramente necessário que se alterem estas competências».

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Homem que violou criança de seis anos em Portimão foi detido

  Um homem de 44 anos suspeito de ter violado e abusado sexualmente de

Sul Informação

Algarve 2020 dá 340 mil euros para apoiar formação no setor da saúde

O CRESC Algarve 2020 disponibiliza 340 mil euros de Fundo Social Europeu para “Formação

Sul Informação

Aquário traz harmonia e luz aos doentes da Unidade de Cuidados Paliativos do hospital de Portimão

Foram precisos três dias de trabalho intenso da equipa de voluntários da equipa Aquariofilia.Net,