Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

121 Captain-TableA partir de 4 de setembro, os petiscadores voltam a invadir os restaurantes, pastelarias e snack-bares de Portimão, Silves, Alvor, Praia da Rocha, Ferragudo, Mexilhoeira Grande e, este ano, pela primeira vez, de Monchique. A Rota do Petisco, que dura até 11 de outubro, tem este ano 170 estabelecimentos aderentes, mais 46 do que no último ano.

Os participantes na rota «são convidados a percorrer os diversos estabelecimentos aderentes, guiados através de um passaporte, onde estão identificadas todas as paragens da rota e a respetiva ementa especial confecionada para o evento».

As paragens do roteiro gastronómico correspondem aos estabelecimentos aderentes ao evento, que oferecem aos participantes a sua Ementa da Rota, em duas modalidades: “Petisco” (prato + bebida a 3 euros) e “Doce Regional” (sobremesa + bebida a 2 euros).

Como nos últimos anos, o passaporte custa 1 euro e poderá ser adquirido nos postos de informação da Rota do Petisco ou nos estabelecimentos que participam. Por cada petisco consumido, um novo carimbo será colocado.

Com 12 carimbos no passaporte e a sua validação junto de um dos Postos de Informação da Rota, os participantes terão direito a um brinde de participação (um convite duplo para visitar o Museu Municipal de Portimão). Caso tenham reunido 24 carimbos, ficarão habilitados a ganhar um dos Prémios da Rota.

Apesar de a Rota do Petisco já ter expandido o conceito para concelhos aderentes, Portimão, apresentada como a «Capital Nacional do Petisco», mantém-se como «centro geográfico».

Segundo a Teia D’Impulsos, associação que organiza a Rota, esta é «uma oportunidade única para conhecer melhor os espaços de restauração, para descobrir novos sabores, para desvendar alguns dos recantos esquecidos das localidades, para impulsionar a animação social e cultural e levar mais vida às ruas!»

Este ano, os 170 estabelecimentos participantes encontram-se distribuídos por nove zonas diferentes. Além do centro de Portimão (zonas azul, amarela e verde, com 74 estabelecimentos), Praia da Rocha (zona laranja, 24), Alvor (zona castanha, 25), Mexilhoeira Grande (zona lilás, 4), Ferragudo (zona rosa, 16) e Silves (zona vermelha, 16), este ano a Rota chega também à serra. Monchique participa pela primeira vez nesta iniciativa, entrando com 11 estabelecimentos (clique aqui para conhecer a lista detalhada dos restaurantes e pastelarias participantes).

No ano passado, a Rota do Petisco traduziu-se num saldo de mais de 220.000 ementas vendidas, tendo envolvido muitos residentes e visitantes das localidades aderentes. Este ano, com a extensão da Rota a Monchique, a organização espera ultrapassar esse número. Assim, o (bom) tempo ajude!

 

Rota Noite Adentro

Rota do PetiscoEsta 5ª edição da Rota do Petisco volta a prolongar-se até horas mais tardias. A Rota Noite Adentro está de volta, dando-lhe um bom pretexto para que a festa não termine tão cedo.

Em 2015, os petiscadores vão ser convidados a entrar nos bares aderentes e a provar as diferentes propostas Bebida da Rota por apenas 2 euros.

Para tal, basta apresentar o Passaporte da Rota. Receberá um carimbo por cada Bebida da Rota que consumir. Ao colecionar os carimbos de todos os estabelecimentos aderentes e ao validar o Passaporte num dos Postos de Informação da Rota, os participantes ficam habilitados a prémios Sagres.

Os bares aderentes distribuem-se pelas zonas do centro de Portimão, Praia da Rocha e Alvor, num total de 10 estabelecimentos.

 

Programa de Animação Cultural na Rota do Petisco

animação na rota do petiscoEm 2015, o petisco voltará também a ser acompanhado de muita animação. Em paralelo à oferta gastronómica, a Rota do Petisco oferece um programa de eventos e atividades culturais e artísticas. Da música às artes plásticas, a oferta vai ao encontro dos mais variados gostos e convida à participação ativa dos petiscadores.

Assim, haverá, por exemplo, a Rota da Ilustração Sagres: inspirados pela boa comida e pela boa bebida, os petiscadores são convidados a dar asas à imaginação e a exercitar a sua veia artística nos individuais da Rota do Petisco.

No final do evento, os melhores trabalhos serão expostos. Entre estes, aquele que revelar maior criatividade e qualidade artística e estética será premiado com uma inscrição gratuita num workshop MODO. Esta é uma iniciativa dinamizada por MODO, com o apoio Sagres.

Quanto à Rota das Imagens Sagres, a proposta é que, através da expressão fotográfica, os participantes da Rota do Petisco sejam desafiados a captar a diversidade de cores, formas e texturas dos petiscos, bem como o espírito do evento.

Existem três temas diferentes (A Gastronomia na Rota do Petisco, A Animação na Rota do Petisco e A Sagres na Rota do Petisco) e cada participante poderá participar com até 3 fotografias por cada tema.

As fotografias deverão ser enviadas entre 4 de Setembro e 11 de Outubro para o endereço de email: rotadasimagens@gmail.com.

As melhores fotos serão premiadas com um álbum digital 20x20cm com 5 planos e 20 fotos (1º prémio), uma sessão de estúdio fotográfico com oferta de 8 fotos 15×20 cm (2º prémio) e a impressão gratuita de 100 fotografias no tamanho 10x15cm (3º prémio). Esta é uma iniciativa dinamizada por André Mota – Fotografia & Vídeo e com o apoio da Sagres.

Outra proposta inovadora é a Rota Sagres Party: em 2015, o petisco alia-se à festa para proporcionar aos petiscadores momentos inesquecíveis. Música, ritmo e muita diversão são presenças já confirmadas.

A primeira está já agendada para a primeira noite da Rota a 4 de Setembro, junto à Antiga Lota na Zona Ribeirinha de Portimão.

Haverá também animação musical, com a participação de diversos músicos e agrupamentos nas diferentes zonas da Rota, passeios culturais sobre saberes e sabores, num convite à descoberta de uma outra face de Portimão e Alvor, numa iniciativa da Câmara Municipal de Portimão.

Aos sábados de manhã, aprenda a cozinhar os seus próprios petiscos com um showcooking. O ponto de encontro é os mercados das freguesias participantes da Rota do Petisco.

A animação passa ainda por tertúlias de poesia, entre petiscos e um bom copo de vinho do Algarve, com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve, bem como passeios de bicicleta.

 

Rota Solidária

Música na Rota do Petisco - André MotaEm 2015, a Rota volta a ser solidária. A aquisição do Passaporte da Rota do Petisco é feita mediante a entrega de um donativo no valor de 1 euro, depositado nos “Mealheiros da Rota”. Este valor reverte integralmente para o apoio a sete projetos sociais promovidos por instituições locais: Associação de Dadores de Sangue do Barlavento Algarvio, Associação Portuguesa para as Perturbações de Desenvolvimento e Autismo do Algarve, Centro de Apoio a Idosos de Ferragudo, Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha, GRATO – Grupo de Apoio a Toxicodependentes, Refeitório Social do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora do Amparo em Portimão e Projeto Vela Solidária.

No ano passado, a Rota Solidária conseguiu angariar um total de 19.230 euros. «Este ano, esperamos vir a superar todas as expetativas», salienta a associação Teia d’Impulsos.

Os Passaportes da Rota do Petisco de Portimão poderão ser adquiridos nos 170 estabelecimentos aderentes da Rota 2015, bem como nos Postos de Informação da Rota: Museu Municipal de Portimão, Postos de Turismo de Portimão, Praia da Rocha e Alvor, Casa Manuel Teixeira Gomes em Portimão, Posto de Correios de Ferragudo e Museu de Arqueologia de Silves.

 

Rota dos Pequeninos

A Rota do Petisco volta a pensar nos mais novos. 40 estabelecimentos aderentes apresentam uma ementa alternativa especialmente concebida para as crianças e ao mesmo preço da ementa principal da Rota do Petisco (Petisco: 3 euros; Doce Regional: 3 euros).

No Passaporte da Rota, encontram-se devidamente identificados todos os estabelecimentos que participam na Rota dos Pequeninos, bem como a respetiva ementa. Porque os mais pequenos também têm direito a um bom petisco.

 

Clique aqui para conhecer a rota completa dos restaurantes e pastelarias participantes

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Monchique dedica semana à juventude com atividades para todos os gostos (e idades)

Monchique vai dedicar uma semana à juventude entre 12 e 19 de Agosto. Teatro,

Sul Informação

Figos-da-índia e areia que adoçam em vez de arranhar ganham grandes prémios da Arte Doce

Doces não faltaram, e dos mais variados tipos, mas, no final, houve alguns que

Sul Informação

Doces feitos com arte fazem crescer água na boca em Lagos

Há doces que se podem comer, outros que são para beber e até há