A algarvia Ana Cabecinha, que terminou hoje em 4º lugar os 20 quilómetros marcha dos Mundiais de atletismo, a decorrer em Pequim, declarou-se «felicíssima» com aquela que foi a sua melhor classificação de sempre.
A atleta de Pechão (Olhão) percorreu os 20 quilómetros da prova em 1:29.29 horas. A medalha de ouro foi para a chinesa chinesa Liu Hong, que é recordista mundial, com o tempo de 1:27.45 horas,
Em 2º ficou a também chinesa Lu Xiuzhi, com o mesmo tempo da vencedora, tendo a ucraniana Lyudmyla Olyanovska (1:28.13 horas) sido 3ª. Das outras portuguesas, Vera Santos foi 21ª e Inês Henriques 23ª.
No final da prova, visivelmente feliz, Ana Cabecinha, 31 anos, salientou: «Foi muito acima das minhas expectativas. Eu nunca pensei: sabia que tinha treinado bem, que tinha chegado aqui sem problemas físicos. Mas, nunca pensei no quarto lugar. Pensei sim no sexto, sétimo, oitavo».
A recordista lusa (1h27.46 horas) esteve sempre no pelotão da frente, e a meio da prova aparecia em oitavo lugar, a 40 segundos do primeiro.
Na segunda metade, Ana Cabecinha confirmou o estatuto de atleta com capacidades para lutar pela ida ao pódio, melhorando, progressivamente, até acabar a menos de um segundo da terceira classificada, a ucraniana Lyudmyla Olyanovska.
«É a tal sensação de não arriscar mais cedo. Mas estou consciente que arrisquei na altura certa. Este 4º lugar é a minha melhor classificação em Mundiais; só posso estar feliz», acrescentou a atleta algarvia.
O objetivo são agora os Jogos Olímpicos do Rio2016, que Cabecinha diz encarar agora com «outra mentalidade». «Vamos treinar melhor do que este ano para chegar aos Jogos nas melhores condições e lutar pelo melhor resultado possível. Claro: Jogos é Jogos».