A Universidade do Algarve vai estar presente na III Feira da Dieta Mediterrânica, em Tavira, de 3 a 6 de Setembro, para dar a conhecer a nova pós-graduação em “Culturas Mediterrânicas: Dieta Mediterrânica”, que tem início neste ano letivo de 2015/2016.
Segundo a UAlg, «esta pós-graduação pretende, através do estudo do estilo de vida mediterrânico, incentivar a inovação e o crescimento económico, a produção sustentável de produtos alimentares locais, a proteção da biodiversidade e do ambiente, a promoção de um estilo de vida saudável e a valorização da nossa história e cultura milenares».
O prazo de candidatura para esta pós-graduação termina a 25 de setembro.
No âmbito da divulgação, a UAlg «vai distribuir receitas tradicionais algarvias sobre alimentação mediterrânica e promover atividades lúdicas sobre esta herança cultural e civilizacional reconhecida pela UNESCO como um estilo de vida a preservar. Através da exposição de ossadas preservadas, os visitantes poderão perceber e interpretar as tradições alimentares mediterrânicas».
No dia 4 de setembro, às 15h00, Maria Palma Mateus, docente da UAlg, vai falar sobre “os hábitos de consumo alimentar dos algarvios”, numa palestra integrada no Festival Internacional Slowmed.
“A persistência da agricultura tradicional e as novas práticas agrícolas” também vão estar em destaque, às 9h30 do dia 6, na zona rural de Tavira, através de um passeio de interpretação do território, orientado por Amílcar Duarte, professor da Universidade do Algarve, e Luísa Ricardo, do Município de Tavira.
Esta iniciativa, segundo a UAlg, vai incluir «a descrição dos sistemas de agricultura tradicional do Algarve, inseridos em diferentes contextos, solos, climas e aspetos socioeconómicos, numa perspetiva evolutiva. Abordar-se-ão os novos tipos de agricultura, das hortas urbanas à agricultura intensiva, dando exemplos de explorações/empresas agrícolas dos diferentes tipos».
A partir de hoje estará também disponível um eBook, em português, e em inglês, intitulado “Dimensões da Dieta Mediterrânica, Património Imaterial Cultural da Humanidade”, que apresenta as perspetivas de vários autores sobre esta temática.